Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

23 de fevereiro de 2009
Miami, 24 de fevereiro de 2009

Excelentíssimo Senhor
Fernando Lugo
Presidente do Paraguai
Assunção, Paraguai

Senhor Presidente:

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP0 está empenhada em acabar com a impunidade nos assassinatos de jornalistas no continente, e para isso conta com o amplo suporte da comunidade internacional. Em muitos casos, as investigações policiais e os processos judiciais são paralisados sem explicações. É por isso que gostaríamos de chamar a sua atenção sobre a morte de Santiago Leguizamón Zaván, jornalista paraguaio.

No seu programa matinal “Puertas Abiertas”, Leguizamón criticava a corrupção reinante na fronteira Paraguai-Brasil, e apresentava denúncias sobre contrabando, narcotráfico e lavagem de dinheiro na região. Vinte tiros o calaram em 26 de abril de 1991, em Pedro Juan Caballero, departamento de Amambay. A investigação do assassinato apresenta várias irregularidades. Juízes e promotores foram ameaçados. Testemunhas e provas desapareceram. Depois de 18 anos, o crime continua sem punição.

Pedimos sua intervenção, senhor Presidente, para que sejam adotadas medidas para agilizar a investigação até que o crime seja esclarecido e que os culpados sejam punidos, para que essa morte não seja apenas mais um dado nas estatísticas dos assassinatos sem solução no continente.

Atenciosamente,






Error en la consulta:No database selected