Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

28 de julho de 2009
Sr.
Felipe Calderón
Presidente do México

Estimado Sr. Presidente:
Ainda que há dez anos a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, CIDH, a pedido da SIP, tenha emitido uma série de recomendações ao governo do México sobre a necessidade de uma investigação eficaz para estabelecer a responsabilidade penal dos autores do crime do jornalista e médico Víctor Manuel Oropeza, as autoridades mexicanas retardaram a investigação e guardam silêncio até hoje.

Simultaneamente, a SIP realizou diversas reuniões com funcionários da chancelaria mexicana e a Procuradoria de Chihuahua, em um esforço para aprofundar a investigação sobre este assassinato, ocorrido em 3 de julho de 1991.

Mas tudo foi infrutífero.

Mantemos uma ativa campanha de imprensa no continente contra a impunidade que rodeia os crimes de jornalistas. Precisamente esta carta é assinada por centenas de leitores da comunidade internacional que solicitam sua intervenção perante as autoridades correspondentes para avançar o processo e resolver o caso, castigando seus autores.

Insistimos, sr. Presidente Calderón, para que disponha as medidas necessárias para que o caso do jornalista Oropeza não fique impune.

Atenciosamente,






Error en la consulta:No database selected