Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

25 de fevereiro de 2010
Pela presente, gostaríamos de agradecer a vontade política demonstrada pelo governo da Bahia quanto ao reconhecimento da responsabilidade no assassinato do jornalista Manoel Leal de Oliveira, ocorrido em Itabuna em 14 de janeiro de 1998. A responsabilidade se refere à falta de garantia da liberdade de imprensa e falta de ação da justiça. Gostaríamos de solicitar sua intervenção para que o processo judicial seja reaberto e os autores intelectuais e materiais sejam identificados e punidos.

Aplaudimos a importante e admirável medida do governo da Bahia, em setembro passado, medida nunca antes tomada em nenhum outro estado do país, de tornar público esse reconhecimento e entregar, em 7 de abril próximo, como forma de reparação, uma indenização monetária para a viúva e para os filhos do jornalista assassinado.

Diante do atraso na administração da Justiça, o caso de Manoel Leal de Oliveira foi motivo de preocupação especial para a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a qual o apresentou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Depois de examinar os antecedentes do caso, a CIDH formulou várias recomendações ao governo da Bahia.

É uma satisfação imensa para a SIP e para a opinião pública saber que seu governo está cumprindo as sugestões da CIDH, o que abre caminho para que se faça justiça plena, para que o crime não fique sem punição e para que se procure evitar que crimes como esse se repitam.






Error en la consulta:No database selected