Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

26 de maio de 2011
Senhor Presidente Felipe Calderón

Gostaríamos de lembrá-lo de que está pendente o cumprimento do compromisso assumido pelo senhor em setembro passado perante uma delegação da Sociedade Interamericana de Imprensa, SIP, e do Comitê de Proteção aos Jornalistas, CPJ, no sentido de redobrar os esforços para garantir a segurança dos repórteres e dar novo impulso à reforma legal que fará com que os crimes contra jornalistas passem para a alçada federal.

Falou-se também da implementação de um sistema centralizado de proteção para os jornalistas, com a participação civil, que avaliaria os riscos e ofereceria medidas cautelares.

A verdade é que a comunidade internacional está comovida diante da persistente onda de violência contra jornalistas e meios de comunicação no México. As investigações para encontrar os responsáveis não trazem resultados e esses crimes continuam sem punição.

Nos últimos meses, nós lhe enviamos cartas pedindo-lhe que encorajasse a polícia e os tribunais a prosseguir e avançar nas investigações para encontrar os responsáveis por estes crimes, e mencionamos como exemplos a morte de Armando “El Choco” Rodríguez, ocorreu em Ciudad Juárez, Chihuahua, 13 de novembro de 2008.

Confiamos, Sr. Presidente, que seu compromisso com a liberdade de imprensa e contra a impunidade nos crimes contra jornalistas impeça que essas mortes se transformem em apenas mais alguns dados estatísticos.






Error en la consulta:No database selected