Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Ivan Rocha
22 de abril de 1991

IVAN ROCHA, Brasil

Jornalista e locutor de rádio, denunciou de forma corajosa na Rádio Alvorada, em Teixeira de Freitas, a existência de um “sindicato do crime” no sul da Bahia, Brasil. Segundo ele, faziam parte desse grupo policiais e políticos da região. 

Tinha 33 anos. Pretendia se casar com sua namorada, Rosária Monti, estudante da Faculdade de Letras. Ia buscá-la na tarde de 22 de abril de 1991, quando, ao cruzar um terreno baldio, desapareceu e nunca mais foi visto. 

Foram levantadas várias hipóteses, inclusive a de que ele vivia na clandestinidade e que seu nome verdadeiro era Valdeci de Jesús. Mas seus colegas do Sindicato de Jornalistas da Bahia reclamam pela falta de empenho da polícia em descobrir seu paradeiro.   

A mãe do jornalista foi sequestrada por um policial, segundo seu próprio testemunho, e o mesmo aconteceu com a principal testemunha do caso, Cirlene Alves Neto. As duas foram soltas. Com o passar dos anos, vários policiais foram presos como suspeitos, mas todos foram soltos por falta de provas, e o caso foi arquivado. 

O corpo de Ivan Rocha nunca foi encontrado. A SIP realizou uma investigação por meio da sua Unidade de Resposta Rápida no Brasil, apesar da resistência dos promotores que atuam em Teixeira de Freitas, e considerou a possibilidade de reabertura do caso, o que nunca aconteceu.  



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected