Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Carlos Quispe Quispe
29 de março de 2008

Carlos Quispe Quispe,  Bolívia

Faleceu em consequência de um golpe que recebeu quando desconhecidos o agrediram no estúdio da rádio Municipal de Pucarani, a 50 km de La Paz, Bolívia. Enquanto criminosos destruíam os equipamentos da estação de rádio (misturador de som, computador de controle das transmissões, cabine de locução),  Carlos Quispe era agredido e espancado com paus e chicotes. Sua agonia durou dois dias. Ele tinha 31 anos e cursava o último ano da faculdade de Comunicação. 

Tudo começou nas ruas, em um protesto contra o prefeito da cidade, Alejandro Mamani. Cerca de 300 pessoas haviam se reunido em frente à prefeitura. Os manifestantes foram ficando cada vez mais acalorados e furiosos até que invadiram o prédio. A rádio ficava no térreo. 

 

Quando a multidão invadiu o prédio, passou destruindo tudo que encontrava à sua frente. Um diretor do Comitê de Vigilância de Pucarani viu o jovem repórter e deu o grito de guerra: “esta é a boca que fala!”, acusou. As pessoas se lançaram em cima dele. Mais tarde, Julio Quisberth negou sua participação no incidente, não compareceu quando foi intimado pelo juiz de El Alto como principal acusado, e desapareceu do lugar. Outros acusados (inclusive alguns vereadores) forem acusados pela destruição, mas não pela morte de Quispe, e confessaram “temer por suas vidas”.  

 

O caso foi classificado como sendo de “investigação demorada” devido a “problemas de jurisdição”: o crime ocorreu em Pucarani, foi para o tribunal de El Alto, e depois para Achacachi. Passou pelas mãos de cinco promotores, mas o crime continua sem punição. 

 

Além de fazer suas próprias investigações por meio da sua Unidade de Resposta Rápida, a SIP apresentou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em uma tentativa de conseguir influenciar o governo da Bolívia para que se faça justiça.  



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected