Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Elizabeth Obando Murcia
11 de julho de 2002

ELIZABETH OBANDO MURCIA, Colômbia

Elizabeth era a caçula dos três irmãos Obando Murcia. Ganhava a vida vendendo artigos de lã e agasalhos em Roncesvalles, povoado do departamento colombiano de Tolima, cuja capital é Ibagué, no centro do país. Era muito generosa e mais de uma vez hospedou em sua casa os párocos designados ao local, assim que chegavam. Era de sua bolsa que saía muitas vezes o dinheiro para pagar os professores quando os recursos não eram enviados a tempo, para garantir que a sua comunidade não sofresse interrupções na educação.

O povo de Roncesvalles vive do cultivo do café, algodão, arroz e sorgo. Há também criação de gado de pequeno porte e um pequeno setor têxtil. O El Nuevo Día é ojornal regional e se mantém desde 1992, apesar de a sua Redação ter recebido várias ameaças por escrito e por telefone,  feitas por grupos guerrilheiros, paramilitares, criminosos comuns e setores corruptos. Alguns jornalistas abandonaram o local e outros abandonaram o país. 

Em Roncesvalles o jornal era distribuído e vendido por Elizabeth Obando, que complementava com esse modesto trabalho a renda do pequeno negócio que tinha. Tudo parecia bem, até que o chefe da guerrilha das FARC na região, conhecido como Donald, cruzou com ela em praça pública e reclamou da publicação de vários artigos que denunciavam os abusos das FARC a habitantes dos municípios da região, cujos bens e terras confiscavam, chegando às vezes a recrutar seus filhos menores para treiná-los para a guerrilha. Elizabeth ficou surpresa, já que não tinha nenhuma relação com o conteúdo editorial do jornal que apenas distribuía, mas Donald a proibiu de vender o jornal naquela área e a ameaçou de morte se não cumprisse sua ordem. 

A ameaça foi comunicada por escrito em 3 de março de 2002 ao supervisor das agências do jornal, e Elizabeth também comentou que “não lhe telefonei antes porque esse não é assunto para se conversar pelo telefone”. Considerando-se o risco da situação, suspendeu-se a distribuição do El Nuevo Día no povoado. Mas as medidas comerciais e de autocensura não seriam suficientes. Quatro meses depois, quando Elizabeth voltava para Roncesvalles, vindo de   Ibagué, o ônibus em que estava foi interceptado por insurgentes armados que a obrigaram a descer e a fuzilaram ali mesmo, deixando-a agonizante na estrada. Permitiram depois que fosse levada ao hospital mais próximo, onde ela faleceu dois dias depois. 

O jornal nunca deixou de publicar suas denúncias como forma de homenagear a mulher que todos reconheciam pelo seu trabalho e pela ajuda aos demais. Mas o crime continua sem punição. A investigação para descobrir os autores não trouxe nenhum resultado. Emitiu-se mandado de prisão contra Gustavo Bocanegra, conhecido como Donald, como suposto responsável intelectual. Mas isso foi tudo. A justiça não apresenta avanços. Nenhum suspeito foi detido.   



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected