Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Jaime Garzón
13 de agosto de 1999

JAIME GARZÓN, Colômbia

Como jornalista, exerceu o humor político, apresentando na rádio e na TV seu programa “Zoosociedade” no qual apresentava notícias da Colômbia com seu estilo irreverente, crítico, sarcástico, utilizando personagens criados por ele e que se tornaram populares em todo o país. Criou o Godofredo Cínico, um intolerável bogotano de direita que conhecia as leis sem ser advogado; o engraxate Heriberto de la Calle, que era uma espécie de consciência nacional; Dioselina, a imprudente cozinheira do Palácio Presidencial, e um porteiro de edifício, Néstor Elí, porta-voz do governo e dos inimigos do processo político.  

JAIME GARZÓN vivia para o jornalismo e para contribuir para o seu país.  Tinha também fortes vínculos com importantes setores do governo e chefes militares, e mantinha uma certa relação com as FARC e algum contato com o ELN. Foi assim que conseguiu a libertação de alguns reféns estrangeiros e colombianos sequestrados pelos guerrilheiros. 

Era um idealista e sempre quis encontrar a fórmula para acabar com o eterno conflito dos colombianos e desenredar o complexo processo de paz. Eram essas suas áreas de atuação.  Quando jovem, vestiu a camisa dos insurgentes durante alguns meses, mas não participou de ações militares e logo se desencantou, preferindo retomar a vida civil normal e terminar os cursos de Direito e Ciências Políticas. 

Consolava familiares de pessoas sequestradas, mas era também acusado de obter ganhos financeiros com as libertações, o que fez com que os setores de direita o chamassem de “o embaixador da guerrilha” e que os paramilitares das Auto Defesas Unidas da Colômbia, AUC, o declarassem como alvo militar. Alguns editoriais afirmavam que negociar as libertações era uma forma de promover os sequestros. O Exército não o via com bons olhos.  

Na madrugada de 13 de agosto de 1999, Garzón dirigia seu Jeep, indo para a estação Radionet para apresentar seu programa quando dois pistoleiros em uma moto sem placa  dispararam contra ele e o mataram. 

Quem assassinou o jornalista-humorista? Uma hipótese apontava para Carlos Castaño, líder das AUC. Outra responsabilizava os militares, havendo inclusive várias versões e confissões a respeito. E uma terceira dizia que as FARC poderiam estar por trás do crime.  

Depois de alguns anos investigando o caso, a Procuradoria-Geral pediu o fim das investigações e que Castaño fosse acusado como mandante do crime e o pistoleiro Juan Pablo “Bochas” Ortiz como o assassino. Mas organizações do governo advertiram que se estava cometendo um erro de impunidade ao não se investigar completamente a suposta participação dos militares, omissão que foi comprovada pela investigação realizada pela SIP. O mesmo pensaram os familiares de Jaime Garzón, que moveram ação civil contra o Estado colombiano por não terem fornecido proteção para o jornalista na sua condição de mediador autorizado das libertações e pela eventual participação da polícia no crime. 



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected