Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Jairo Elías Márquez
20 de novembro de 1997

JAIRO ELÍAS MÁRQUEZ, Colômbia

Ele sabia que a sua irreverência e crítica constante da corrupção que reinava em Armenia poderiam “acabar com ele”. Mas sua vocação para o jornalismo e o respeito profundo por valores como liberdade de expressão e de imprensa o mantiveram fiel aos seus princípios. 

Armenia é uma cidade colombiana no departamento de Quindio, a 300 km a oeste de Bogotá, capital do país. Uma região mais conhecida pelos seus ricos cafezais e clima temperado. Seu agradável ambiente já se transformava naquela época por causa da violência imposta a ferro e fogo pelas pessoas ligadas ao narcotráfico. E também pela proximidade da guerrilha. 

A revista quinzenal El Marqués era uma mistura de notícias, fofocas, gozações, comentários e ataques aos políticos corruptos de Armenia. Seus 3.000 exemplares de 20 páginas eram consumidos com extraordinária avidez pelos leitores, a tal ponto que o jornalista e radialista Jairo Elías Márquez, de 42 anos, seu criador e diretor, pensou em publicar uma segunda revista. 

Mas não conseguiu concretizar seus planos. Na tarde de 20 de novembro de 1997, quando saída da gráfica da qual era dono e se preparava para entrar no carro, dois desconhecidos se aproximaram inesperadamente por trás dele e fizeram três disparos. Ele morreu nas mesmas condições e, ao que parece, por razões semelhantes, que outros três de seus colegas em Armenia anos antes. 

Sua obsessão era desmascarar e tirar do cargo que ocupava o corrupto senador Carlos Alberto Oviedo, personalidade local bastante influente e advogado de narcotraficantes, e que da noite para o dia havia começado a dirigir carros de luxo e a ter uma vida de opulência e riqueza. O que o jornalista não conseguiu em vida foi disposto poucos meses depois pela Corte Suprema: Oviedo foi preso e implicado em alguns assassinatos. O ex-parlamentar escapou da prisão, mas foi novamente preso e condenado a 39 anos de prisão como autor intelectual de alguns crimes.  

Dois pistoleiros foram detidos e acusados como autores materiais na morte de Márquez: um deles foi logo liberado e o outro foi assassinado. Os promotores pediram a investigação de novas provas, mas o processo não avança.       



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected