Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Irma Flaquer Azurdia
16 de outubro de 1980

IRMA FLAQUER, Guatemala.

Era psicóloga e jornalista. Pensou em se tornar advogada quando era jovem, mas abandonou o curso de direito para se dedicar totalmente ao jornalismo. Durante mais de 22 anos ocupou diversos cargos em variados jornais e estações de rádio da Guatemala.   Irma Flaquer Azurdia foi homenageada como “Filha Predileta” da cidade de Granado em 1975. Quatro anos depois fundou e presidiu no país a primeira Comissão de Direitos Humanos. Transformou-se em ativista apaixonada do Partido Revolucionário.  

Seus textos críticos a traíam em um ambiente político agitado, em que havia violações de grupos paramilitares, da força pública e da guerrilha, execuções arbitrárias e desaparecimentos forçados. Nessa mesma época (1979), Irma sofreu um atentado, do qual escapou milagrosamente. O incidente resultou em um livro, A las 12:15, el Sol, cujo prólogo era dedicado ao “Meu querido assassino”. 

No ano seguinte, porém, ela não conseguiu se defender. Em 16 de outubro, um grupo de homens armados em dois veículos interceptaram o carro em que ela estava, dirigido por seu filho Fernando. Caía a tarde na Cidade de Guatemala. Os tiros mataram o jovem de 24 anos. Flaquer, com o rosto coberto por um capuz, foi empurrada para dentro de uma caminhonete que partiu em seguida. No tumulto da violência, um homem que presenciou a cena foi executado pelos bandidos que o seguiram por dois quarteirões. 

Nunca mais se teve qualquer notícia sobre Irma Flaquer. Supõe-se que tenha sido assassinada em represália aos artigos que escrevia contra a corrupção de funcionários do governo do general Romero Lucas, dos militares da época e contra a opressão dos indígenas e as violações de direitos humanos. 

Não houve nenhum esforço por parte das autoridades em esclarecer o caso, sob alegação de que não havia denúncia formal. A família de Flaquer foi ameaçada e obrigada a esquecer o caso e abandonar o país. Mas seu ex-marido, Fernando Valle, de quem Flaquer havia se divorciado em 1958 depois de apenas três anos de casamento, exigiu que o Congresso esclarecesse os dois crimes, citando três possíveis hipóteses, investigadas pouco antes pela SIP e divulgadas na Conferência Hemisférica “Crimes sem punição contra jornalistas”: a responsabilidade da guerrilha, a do ministro do Interior da época, Donaldo Alvarez, e a do Exército.  

A exaustiva investigação da SIP na Guatemala descartou as duas primeiras hipóteses, concluindo que “o Estado Maior, talvez junto com o chefe da Polícia Nacional, haviam decidido sequestrar a jornalista Flaquer”. O trabalho teve o apoio da Comissão Guatemalteca para o Esclarecimento Histórico (CEH). Com base na investigação, a SIP fez uma apresentação perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em março de 1997, insistindo na responsabilidade do Estado. A CEH chegou à conclusão de que as autoridades responsáveis do Estado da Guatemala haviam falhado gravemente no seu dever de investigar e estabelecer sanções naquele caso, violando o direito à justiça. Em 2000, o governo reconheceu sua responsabilidade neste desaparecimento e concedeu uma reparação moral e uma indenização financeira à família de Irma Flaquer. Porém, o caso continua sem punição.



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected