Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  

Santiago Leguizamón
26 de abril de 1991

SANTIAGO LEGUIZAMON, Paraguai

Era mecânico de aviões e engenheiro de voo, mas para além do ruído dos motores, hélices e turbinas buscava momentos de tranquilidade para poder escrever textos em prosa, poesia e teatro. Possuía um talento natural para a escrita, decidiu estudar jornalismo e se formou em Comunicação Social. 

Santiago Leguizamóniniciou então uma outra fase da sua vida, a qual viveu de forma apaixonada durante 16 anos em Pedro Juan Caballero, departamento de Amambay, Paraguai. Escreveu para jornais e revistas, trouxe seus comentários e imagens trabalhando como correspondente para rádios e emissoras de TV de todo o país. Seu programa de rádio matinal, “Puertas Abiertas”, era considerado a voz dos sem voz na fronteira seca entre Paraguai e Brasil. 

Como jornalista experiente, começou a criticar os negócios ilícitos, principalmente na estrada que é terra de ninguém e que separa (ou une) Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil). Sua emissora Mburucuyá denunciava frequentemente a corrupção no local, o contrabando, o narcotráfico e a lavagem de dinheiro. As críticas incomodavam o crime organizado. 

No Paraguai, o Dia do Jornalista é comemorado em 26 de abril. Foi esse dia o escolhido em 1991 para calar definitivamente a voz dos sem voz, e provocar a dor, que substitui as comemorações. Leguizamón (então com 41 anos, casado, pai de quatro filhos) foi vítima de uma emboscada. Quatro brasileiros, supostamente contratados para matá-lo, o alvejaram com 21 balas, segundo relatório do médico forense. 

O lento processo judicial já passou por várias trocas de juízes e promotores, os quais foram ameaçados. Suspeitos foram soltos, provas e testemunhas desapareceram. A SIP apresentou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e reiterou às autoridades seu apelo por justiça. Em março de 2009 e a pedido da SIP, o presidente Fernando Lugo solicitou que o poder Judiciário esclarecesse o crime que está impune por quase 20 anos. 



Leer más ...

Error en la consulta:No database selected