Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Estados Unidos de América
25 de janeiro de 2006
A SIP PEDE AO PRESIDENTE DA COLÔMBIA PARA IMPULSIONAR INVESTIGAÇÃO DE CRIME CONTRA JORNALISTA

Miami (25 de janeiro de 2006) - Em outra iniciativa de sua campanha continental destinada a dar conhecimento e esclarecer assassinatos impunes de jornalistas, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu ao presidente da Colômbia, Alvaro Uribe Vélez, sua intervenção para que se reabra o processo de investigação sobre a morte do jornalista Mario Prada Díaz e para que os culpados sejam castigados.


Prada, diretor do semanário Horizonte Sabanero, foi assassinado em Sabana Torres, departamento colombiano de Santander, em 12 de julho de 2002, depois de denunciar a má gestão na administração dos recursos municipais. Um ano após sua morte, a Promotoria determinou a suspensão da investigação do crime com o argumento de que não foi possível a identificação e individualização dos responsáveis.


Nos últimos 18 anos, foram assassinados 290 jornalistas no continente. Por meio de anúncios publicitários em mais de 340 publicações do hemisfério continental, a SIP está convidando os leitores a aderir à campanha “Vamos acabar com a impunidade” por meio da página de Internet www.impunidad.com.


Além disso, a partir da próxima semana a campanha também será difundida por rádio, em um acordo entre a SIP e a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR). Diversos anúncios de rádio recordarão os crimes ainda impunes contra jornalistas e convocarão os ouvintes a entrar no site www.impunidad.com e assinar a carta de adesão.


A campanha desenvolvida conta com o apoio financeiro da Fundação John S e James L. Knight e inclui programas de investigação jornalística, treinamento para jornalistas em áreas de risco e a monitoração da situação da liberdade de imprensa nas Américas.



Error en la consulta:No database selected