Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
30 de dezembro de 2008
Acusados do crime de Tim Lopes ganham benefício de regime semi-aberto
De Clarinha Glock, URR


Tim Lopes
Rio de Janeiro.- Pouco antes de encerrar o ano de 2008, dois acusados do assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, que haviam sido condenados pela Justiça a 23 anos e 6 meses de prisão pelo crime, conseguiram o benefício de cumprir a pena em regime semi-aberto.

Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, e Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, participaram da tortura e da morte do jornalista. O crime aconteceu em 2002, quando Lopes fazia uma reportagem sobre a exploração sexual infantil no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Os dois conseguiram a chamada Progressão de Regime – com direito a deixar a cadeia durante o dia para trabalhar - porque já cumpriram um sexto da pena e foram considerados presos de bom comportamento. Ratinho já escapou da cadeia em 1996. Ele cumpria pena por roubos, receptação e porte ilegal de armas. Sua ficha criminal acumula condenações que somam 40 anos e 5 meses de prisão. Xuxa também tem outras condenações por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Somadas, as penas dele chegam a 30 anos e 8 meses de prisão.

A decisão da Justiça foi criticada por especialistas da área jurídica e por entidades de defesa dos direitos humanos. Eles argumentam que é um risco para a sociedade o retorno desse criminosos às ruas. Além disso, favorece a impunidade. Em julho de 2007, Elizeu Felício de Souza, que também havia sido condenado pela morte de Tim Lopes, ganhou o direito de visitar a família periodicamente e aproveitou o benefício para fugir.



Error en la consulta:No database selected