Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
10 de julho de 2009
Condenan en Brasil a periodista a pago indemnización por daños morales
Clarinha Glock, URR-Brasil

O jornalista Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal, publicação quinzenal alternativa que circula desde 1987 em Belém do Pará, no norte do Brasil, recebeu no dia 7 de julho o comunicado de sua condenação em primeira instância em uma ação cível de indenização por dano moral movida pelos irmãos Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana, donos do Grupo Liberal, afiliada da Rede Globo. Foi a quinta condenação do jornalista, em mais de 33 processos em sua carreira. Dos processos, 19 foram movidos pelos donos do Grupo Liberal.

A sentença assinada pelo juiz Raimundo das Chagas, da IV Vara Cível de Belém do Pará, considerou ofensivo o artigo escrito por ele em 2005 para um livro publicado na Itália e reproduzido no Jornal Pessoal. O juiz condenou-o a pagar R$ 30 mil de indenização, mais juros e correção monetária, custos processuais e honorários dos advogados, além de publicar uma carta com a resposta dos irmãos Maiorana.

De acordo com a nota divulgada por Pinto, a Justiça considerou seu artigo uma revanche, já que ele foi agredido antes por Ronaldo Maiorana. O jornalista alega que o texto, na verdade, descrevia a forma como se formara o conglomerado do grupo Maiorana.



Error en la consulta:No database selected