Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
13 de agosto de 2009
Satisfação da Sociedade Interamericana de Imprensa por condenação judicial no Brasil
URR-Brasil

Miami (13 de agosto).- A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) manifestou seu beneplácito pela condenação, ocorrida onten, de dois chefes de milícia que haviam sequestrado e torturado uma equipe de jornalistas de O DIA, no Rio de Janeiro.

O juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, condenou a 31 anos de prisão Odnei Fernandes da Silva, conhecido como Águia, ou número 1, e Davi Liberato de Araújo. Silva era policial civil na época do crime e foi afastado do cargo por ordem judicial. Os dois estão detidos atualmente no Complexo de Gericinó.

O sequestro e tortura dos jornalistas aconteceu em 14 de maio de 2008. A equipe do jornal, formada por uma repórter, um fotógrafo e o motorista da empresa, estava fazendo uma reportagem na Favela do Batan, no Realengo, zona oeste da capital. Disfarçados de moradores, coletavam informações sobre a atuação de milícias e grupos paramilitares integrados por policiais e ex-policiais nas favelas do Rio de Janeiro. Foram descobertos, torturados e retidos por quase oito horas.

O presidente da SIP, Enrique Santos Calderón, mostrou sua satisfação pela condenação e acrescentou que a boa administração da Justiça é uma das formas de combater a impunidade e a violência contra jornalistas. “Esperamos que esta decisão judicial abra precedentes no Brasil, que é um dos países cuja Justiça é mais atuante em toda a América Latina na defesa da liberdade de imprensa e do trabalho dos jornalistas”, afirmou Santos.



Error en la consulta:No database selected