Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
15 de outubro de 2009
Discussão político-partidária pode procrastinar pagamento da indenização aos familiares do jornalista
Clarinha Glock, URR-Brasil

Uma discussão político-partidária pode procrastinar a votação sobre o Projeto de Lei (PL) n° 18261/2009 que prevê o pagamento da indenização de R$ 100 mil aos familiares do jornalista Manoel Leal de Oliveira, proprietário do jornal A Região, assassinado em 14 de janeiro de 1998 em Itabuna.

O Diário Oficial da União da Bahia publicou em 14 de outubro de 2009 a notícia sobre mudanças no regimento interno, o que, na prática, significa a destituição de todas as comissões temporárias e permanentes da Assembleia Legislativa – incluindo a de Constituição e Justiça, encarregada de analisar o pedido de indenização proposto pelo Poder Executivo. O centro da questão é uma disputa sobre proporcionalidade de partidos entre os parlamentares da oposição e do governo.

Como muitos deputados mudaram de partido ao longo do seu mandado, a oposição entrou na Justiça pedindo uma revisão da proporcionalidade. Segundo informações do Diário Oficial, a expectativa do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, é de que até a próxima semana estejam redefinidas as composições de cada comissão, com confirmação dos integrantes e retomada das pautas.

O PL n° 18261/2009 foi encaminhado pelo governo do Estado da Bahia em setembro deste ano, atendendo a um acordo amistoso feito com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Pelo acordo, o governo reconhece oficialmente sua responsabilidade por não ter garantido a liberdade de imprensa e a segurança do jornalista assassinado em virtude do exercício de sua profissão.

O caso de Manoel Leal de Oliveira foi encaminhado à CIDH pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), uma vez que os autores intelectuais do crime ainda não foram punidos. O projeto está atualmente com o relator Yulo Oiticica. Mas, até que seja restituída a comissão e confirmado o novo presidente, o tema não deverá ser colocado em votação. As reuniões da Comissão de Constituição e Justiça acontecem sempre às terças-feiras pela manhã.



Error en la consulta:No database selected