Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
17 de dezembro de 2009
SIP condena assassinato de jornalista no Brasil
SIP

A SIP condenou o assassinato do empresário e radialista José Givonaldo Vieira, morto em 14 de dezembro em Bezerros, no agreste pernambucano; e pede que Honduras investigue possível ligação entre um assassinato e o exercício do jornalismo.

Vieira era diretor da Rádio Bezerros FM, do jornal Folha do Agreste, e também produtor cultural na região. Há suspeitas de que o crime esteja ligado às denúncias que fazia em seu programa de rádio.

Em 14 de dezembro passado, duas pessoas dispararam pelo menos três tiros contra Vieira, de 40 anos, quando chegava ao prédio em que funciona a rádio. Quatro delegados estão encarregados das investigações, mas nenhum suspeito foi apontado até agora.

O presidente da SIP, Alejandro Aguirre, subdiretor do Diario Las Américas, de Miami, Flórida, solidarizou-se com os colegas e familiares de Vieira, e alertou para “a importância de que este crime seja rapidamente elucidado, com a identificação e punição não só dos executores, mas também dos autores intelectuais”.

Por sua vez, o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Robert Rivard, diretor editorial do San Antonio Express-News, de San Antonio, Texas, apelou ao Congresso e ao governo brasileiro “a estabelecerem os mecanismos adequados para enfrentar a violência contra os comunicadores”, solicitando a efetiva participação da Polícia Federal na elucidação destes crimes.

Honduras

Outro incidente foi o assassinato, em Honduras, da filha da jornalista Karol Cabrera, da televisão local, em um atentado supostamente dirigido à comunicadora, que havia denunciado ter recebido ameaças. A adolescente Katherine Nicolle, de 16 anos e grávida de oito meses, faleceu depois de receber vários tiros.

Na noite de 15 de dezembro, Katherine Nicolle Rodriguez Cabrera dirigia um carro em Tegucigalpa quando motociclistas se aproximaram do veículo pelo lado do motorista e atiraram diversas vezes. Ela morreu pouco depois no hospital local, e apesar de os médicos terem conseguido salvar o bebê, a criança está em estado grave.

Segundo meios de comunicação de Honduras, a jornalista, ligada ao governo de Roberto Micheletti, tem programas de notícias e comentários no canal privado 54 e no Canal 8, estatal, assim como na estação de rádio privada Radio Cadena Voces de Tegucigalpa.

Os diretores da SIP pediram que as autoridades investiguem imediatamente o caso para apontar responsáveis e descobrir se o assassinato tem alguma relação com o trabalho de jornalístico da mãe da adolescente.

El Salvador

A SIP recebeu com satisfação os avanços na investigação do assassinato, em setembro passado, do fotógrafo e documentarista franco-espanhol Christian Povedo, depois que as autoridades anunciaram a prisão de 10 membros de uma gangue que se somam a outros cinco detidos anteriormente, suspeitos e participação no crime.

Poveda filmou em El Salvador o documentário “La vida loca” sobre a vida dos membros da gangue Mara 18. Foi assassinado em 2 de setembro por membros da gangue que pensaram que Poveda era informante da polícia, fato que foi desmentido pelas autoridades.



Error en la consulta:No database selected