Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
31 de dezembro de 2009
Mensagem de Ano Novo do presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa
SIP

O presidente da SIP, Alejandro Aguirre, subdiretor do Diario Las Américas, de Miami, Flórida, fez uma retrospectiva dos fatos de 2009 relacionados à liberdade de imprensa e de expressão no hemisfério ocidental.

“Ao iniciarmos este novo ano, quero agradecer a todos os jornalistas e meios de comunicação por terem mantido inalterada sua missão de informar, fiscalizar, investigar, educar e orientar as suas comunidades.

Apesar da terrível violência, característica singular do ano que termina, esses homens e mulheres mostraram uma coragem admirável ao usar suas ferramentas, as da comunicação social, para trabalhar diariamente e difundir seus trabalhos. Muitas dessas pessoas têm que enfrentar atos de intimidação e violência sabendo que suas vidas estão realmente em perigo, visto que só no ano de 2009, 23 jornalistas foram assassinados, 11 deles no México. Além do mais, muitos dos seus colegas foram ameaçados, feridos, sequestrados ou encontram-se presos. Só em Cuba, 27 jornalistas continuam na prisão.

Vimos alguns avanços em termos de liberdade de expressão no nosso hemisfério, mas em geral o saldo foi negativo. Muitas das novas leis de imprensa foram criadas para exercer mais controle sobre os meios de comunicação independentes e sobre o fluxo de informações nos seus respectivos países.

Nesse período, a nossa sociedade não ficou tranquila diante da óbvia ameaça que existe em muitos países que fazem parte do nosso hemisfério.

Além do indispensável apoio dos nossos sócios, contamos com os nossos amigos da Fundação John S. e James L. Knight que nos ajudam com o Projeto contra a Impunidade, e a Fundação Robert R. McCormick, que apoia a Declaração de Chapultepec. Recebemos apoio também da Fundação James McChatchy, Fundação John D. e Catherine T. MacArthur e Fundação John P. Scripps.

Somos sempre gratos aos nossos sócios e às organizações que nos apoiam, mas nesse ano de tantas dificuldades econômicas quero expressar minha mais profunda gratidão a todas as pessoas e instituições que compartilham a nossa visão sobre a liberdade de expressão e que nos ajudam a fortalecê-la de forma concreta.

Em nome dos nossos sócios, nossos executivos e nossos funcionários, aproveito para reafirmar a missão que nos tem orientado há quase sete décadas, reiterando nosso compromisso para continuar promovendo a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão em todos os cantos da nossa América nesse Ano Novo que começa.

E para todos vocês, meus melhores votos de um Ano Novo de paz e felicidade.”



Error en la consulta:No database selected