Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
2 de março de 2010
STJ mantém trancamento da ação contra acusados do crime de Jorge Vieira
Clarinha Glock, URR - Brasil


Os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram provimento ao Recurso Especial nº 562727 do Ministério Público de Timon que solicitava o destrancamento da ação penal movida contra três acusados do assassinato do radialista Jorge Vieira da Costa, ocorrido em 23 de março de 2001, em Timon, Maranhão. O julgamento do recurso especial aconteceu em 15 de dezembro de 2009, mas o acórdão só foi publicada no Diário Oficial do dia 22 de fevereiro de 2010. O Ministério Público ainda tem como recorrer da decisão.

Conseguiram trancar a ação Maria Bernadete Ferreira de Sousa (primeira dama do município de Timon, acusada de coautoria intelectual do homicídio), Dolival Pereira de Andrade (secretário municipal de administração, também acusado de coautoria intelectual) e Maria Deusa Pires da Silva (funcionária do município e governanta da residência do prefeito). O relator ministro Og Fernandes considerou que havia falta de provas contra estes acusados para atender ao pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público. O ministro entendeu que havia apenas “meras conjecturas”.

Três outros acusados pelo assassinato do radialista foram julgados em 29 de setembro de 2005. Geraldo da Silva e Silva, que disparou os tiros contra Costa, foi condenado a 19 anos de reclusão em regime integralmente fechado por homicídio duplamente qualificado. Raimundo Teles de Sousa Vidal, piloto da moto usada no crime, foi condenado a 18 anos de regime integralmente fechado também por homicídio duplamente qualificado. E João Matias Pinheiro, conhecido como João do Poço, policial militar de Piauí que tomou emprestada a motocicleta usada no crime, foi condenado como partícipe, por homicídio simples, a seis anos de reclusão em regime semi-aberto. Apenas Geraldo da Silva e Silva permanece preso, acusado também de outro crime. Os demais conseguiram o direito de recorrer das sentenças em liberdade.

Jorge Vieira da Costa apresentava um programa polêmico na Rádio Tropical (já extinta) em Teresina, Piauí, mas também muito ouvida em Timon, cidade vizinha que fica no Estado do Maranhão. Em seu programa, costumava fazer críticas à administração do então prefeito de Timon, Francisco Rodrigues de Sousa, conhecido por Chico Leitoa.



Error en la consulta:No database selected