Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
7 de abril de 2010
Governo da Bahia pede reabertura do caso Manoel Leal
Clarinha Glock, URR-Brasil


Foto de Manu Dias/AGECOM
Salvador - Na data em que se comemora o dia do jornalista no Brasil, em 7 de abril, o governador da Bahia, Jaques Wagner, fez o pagamento da indenização de R$ 100 mil (cerca de US$ 55 mil) à família de Manoel Leal de Oliveira, fundador e editor do jornal A Região, de Itabuna, assassinado em 14 de janeiro de 1998. A indenização é um reconhecimento público da responsabilidade do Estado por não ter garantido a liberdade de imprensa e a vida do jornalista. A medida atende a uma recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O pagamento foi feito em um encontro fechado no gabinete do governador com os familiares de Oliveira. O jornalista foi um dos 10 comunicadores assassinados no exercício da profissão durante a década de 90 na Bahia. Pouco tempo antes de morrer, havia denunciado em seu jornal irregularidades envolvendo políticos e policiais. Dos três acusados por sua morte, apenas o policial Mozart Brasil, apontado como o responsável pelos disparos, foi condenado a 18 anos de prisão em setembro de 2003.

Os autores intelectuais deste crime permanecem impunes. Por isso, e como parte do acordo amistoso feito com a CIDH, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Luciana Tannus, em nome do governo da Bahia, encaminhou um ofício ao Procurador Geral de Justiça do Estado, Wellington César Lima e Silva, solicitando a reabertura do inquérito policial.

A cobertura sobre a cerimônia de pagamento da indenização está na página: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy3_of_01/07/familia-do-jornalista-manuel-leal-recebe-indenizacao-do-estado



Error en la consulta:No database selected