Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
14 de maio de 2010
Dois eventos da SIP no Rio de Janeiro discutem a liberdade de imprensa
SIP

Outras atividades no Uruguai e no Peru previstas para a próxima semana

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) vai realizar na semana que vem, no Rio de Janeiro, Brasil, dois eventos para discutir a liberdade de imprensa, a impunidade nos crimes contra jornalistas e a aplicação dos princípios da liberdade de expressão.

Em 18 de maio, a SIP, em parceria com a Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai realizar um fórum chamado “Falhas e lacunas na justiça: como evitar a impunidade nos crimes contra os jornalistas”, que vai analisar a aplicação do Código Penal e a eficácia do sistema judiciário no combate à impunidade.

Um vídeo da SIP sobre jornalismo em situações de risco no Rio de Janeiro, produzido pelo jornalista Guillermo Planel, será exibido no primeiro dia do evento.

Os participantes dos debates serão: Fernando Matos, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Presidência; Janice Ascari, procuradora regional da República; Hélio Bicudo, jurista e ex-procurador de justiça de São Paulo; Viviane Tavares Henriques, procuradora da justiça do Rio de Janeiro, Marcel Leal, jornalista e filho de Manoel Leal de Oliveira, jornalista assassinado na Bahia em 1998; Marcelo Moreira, jornalista e vice-presidente da Abraji; Ricardo Trotti, diretor de Liberdade de Imprensa da SIP, e Clarinha Glock, jornalista investigativa da Unidade de Resposta Rápida da SIP no Brasil.

O fórum será apresentado por Sidnei Basile, do Grupo Abril, de São Paulo, e que é também vice-presidente regional para o Brasil da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP; Angelina Nunes, diretora da Abraji, e Leonel Aguiar, professor e coordenador do curso de jornalismo da PUC.

No dia seguinte, 19 de maio, no mesmo campus e com o apoio do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e da Abraji, a SIP vai realizar um fórum de Embaixadores de Chapultepec para alunos de jornalismo e de direito e que foi organizado para aumentar a conscientização sobre as ameaças e obstáculos à liberdade de expressão, de acordo com os 10 princípios da Declaração de Chapultepec, patrocinada pela SIP.

Jessica Morris, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Miami e diretora da Anistia Internacional vai atuar na função de Embaixadora para Chapultepec e conversará com Júlio C. F. de Mesquita do jornal O Estado de S. Paulo e ex-presidente da SIP sobre os recursos internacionais que protegem as pessoas em épocas de crise.

Em outro painel, Chico Otávio, do jornal O Globo, Brasil; Leonel Aguiar, da PUC-Rio, e Ricardo Trotti vão apresentar suas opiniões sobre as ameaças à liberdade de expressão no Brasil. O evento vai ser também uma oportunidade para que os alunos falem sobre suas experiências e pontos de vista sobre a liberdade de imprensa e poderá ser acessado na Internet: http://www.puc-riodigital.com.puc-rio-br.

Uruguai

No início da mesma semana, em 17 e 18 de maio, a SIP vai também participar em Montevidéu, Uruguai, da Conferência Anual sobre Assuntos Políticos e Legais nas Américas, organizada pelo Centro para Responsabilidade Governamental da Faculdade de Direito Frederic G. Levin, da Universidade da Flórida em Gainsville, Flórida.

Representando a SIP estará presente Claudio Paolillo, diretor da revista semanal Búsqueda, de Montevidéu, e vice-presidente regional para o Uruguai da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP. Paolillo vai apresentar um relatório sobre o acesso a informações do governo como um elemento essencial da democracia e do direito das pessoas a ter transparência, e estará acompanhado pelo diretor executivo da SIP, Julio E. Muñoz, que vai fazer comentários sobre a necessidade de uma lei de acesso para a definição dos direitos do governo e para proteção dos direitos dos cidadãos.

Além dos representantes da SIP, participarão da conferência especialistas internacionais, como Jon Mills, reitor da Faculdade de Direito da Universidade da Flórida; Peter J. Messitte, juiz no estado de Maryland, Estados Unidos; Jorge Santistevan, advogado e ex-ombudsman do Peru, e Stephen N. Zack, advogado e presidente da Associação Americana de Advogados, entre outros juristas e personalidades do mundo acadêmico.

Peru

Depois de concluir as atividades no Brasil, uma delegação da SIP vai se reunir em 20 e 21 de maio no Peru onde pretende se encontrar com o presidente Alan García e as autoridades máximas dos demais poderes do Estado para discutir assuntos ligados à liberdade de imprensa, entre eles o fechamento da Radio La Voz de Bagua, a situação da América TV Canal 4 e os crimes contra jornalistas que ainda não foram elucidados.

A delegação da SIP será liderada pelo primeiro vice-presidente da organização, Gonzalo Marroquín, do jornal Prensa Libre, da Cidade da Guatemala, Guatemala, e incluirá também o ex-presidente da SIP, Danilo Arbilla, do Uruguai, o diretor executivo da SIP, Julio E. Muñoz, e o diretor de Liberdade de Imprensa, Ricardo Trotti.



Error en la consulta:No database selected