Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alerts
Statistics
Investigations
Demand Justice

News
Activities
Official Documents
Media campaigns
Legal reforms
Case Law
Publications
Videos
Newsletter
Links

Mission
Officers
Staff
Contact us
Donate online
Lend Your Voice - CD

  
Brasil
October 19, 2010
Assassinato de radialista pode estar ligado a denúncias sobre tráfico de drogas
Clarinha Glock, URR-Brasil

O radialista Francisco Gomes de Medeiros, 46 anos, o F. Gomes, foi assassinado por volta das 21h da segunda-feira, dia 18 de outubro de 2010, quando estava sentado na calçada em frente a sua casa, no bairro Paraíba, em Caicó. Um homem em uma moto disparou cinco tiros contra Gomes, que chegou a ser levado para o Hospital Reginal de Seridó, onde acabou morrendo.

Na cidade de Caicó, município a 269 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, o comentário era de que se tratava de um crime de encomenda, já que F. Gomes havia feito denúncias sobre tráfico de drogas na região. A polícia deteve um suspeito ainda durante a madrugada. Ele foi liberado, e chamado para ser novamente interrogado pelo delegado Ronaldo Gomes à tarde. Até as 16h do dia 19, sua prisão preventiva ainda não havia sido decretada.

A morte de F. Gomes teve repercussão imediata, inclusive via twitter e blogs, já que F.Gomes também era blogueiro. Há três anos, apresentava um programa diário com notícias policiais chamado Comando Geral, na Rádio Caicó, das 11h às 14h, e um radiojornal às quartas-feiras, das 18h às 19h, na mesma rádio, onde era diretor de departamento. Era na rádio e no blog que fazia as denúncias mais contundentes – na mais recente, e que tem sido mencionada como possível causa de sua morte, F. Gomes denunciou a troca de votos por crack nas últimas eleições.

Trabalhava ainda como repórter free lance do jornal Tribuna do Norte há cerca de seis meses.

Experiente e bastante popular, escreveu sobre política e polícia para o jornal Diário de Natal durante 11 anos, tendo deixado o cargo em março de 2009. Havia trabalhado antes para os jornais Tribuna do Norte e Gazeta do Oeste. Casado, pai de três filhos, F. Gomes não costumava comentar com familiares sobre ameaças recebidas, mas eles sabiam do risco, devido ao tipo de reportagem e os temas que cobria. Seus amigos também. “Corajoso, dizia que o principal era defender o interesse da população”, lembra o colega Sidney Silva, que atuava a seu lado na Rádio Caicó.

O governo do Estado enviou uma equipe da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado para investigar o caso.

O governador Iberê Ferreira de Souza declarou à imprensa que elucidar o assassinato de F. Gomes é uma questão de honra para o Estado. Moradores da cidade fizeram filas para presenciar o velório e o enterro do radialista.



Error en la consulta:No database selected