Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
9 de junho de 2010
Senado começa a tramitar proposta de eenda à Constituição federalização dos crimes
Assessoria de comunicação do Senador Roberto Cavalcanti

Autor da Emenda, Roberto Cavalcanti também apresentou PLS que prioriza julgamento de homicídios praticados contra profissionais da imprensa

Uma Proposta de Emenda à Constituição, que atrai para a esfera federal a apuração dos crimes cometidos contra jornalistas, começou a tramitar hoje no Senado Federal. Autor da PEC, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) reuniu assinatura de 29 parlamentares (veja relação abaixo). Caso venha a ser aprovado nas duas casas do Congresso, poderá receber, por sugestão de Cavalcanti, o nome de Lei Tim Lopes, em referência ao jornalista assassinado em 2001 no Rio de Janeiro.

Ao fixar a competência dos juízes federais para processar e julgar crimes praticados contra jornalistas em razão de sua profissão, o senador acredita que evitará interferências políticas locais nas investigações.

Citando números da organização Repórteres Sem Fronteira, Cavalcanti revela que já foram cometidos 12 assassinatos de jornalistas somente no primeiro semestre deste ano. Para o parlamentar, os crimes constituem um atentado, também, contra a liberdade de imprensa.

“É preciso ter claro que jamais haverá liberdade de imprensa se não houver profundo respeito ao trabalho desses profissionais, inclusive com garantias de preservação da sua integridade física”, declara Cavalcanti.

“Os direitos à informação e à liberdade de expressão teriam valor meramente retórico se o trabalho jornalístico viesse a sofrer, cotidianamente, ameaças e intimidações de toda ordem”, acrescenta.
O senador argumenta que os crimes praticados contra jornalistas têm dimensão nacional em função do alcance dos veículos de comunicação.

“Não raro, o jornalismo investigativo avança sobre as conexões interestaduais do crime organizado, aproveitando a capilaridade dos diversos veículos de comunicação. Assim sendo, nada mais justo e coerente do que resgatar a dimensão nacional do trabalho jornalístico, trazendo para a justiça federal o julgamento de atentados à liberdade de imprensa”, aponta o senador.

Prioridade

Junto com a PEC, Cavalcanti também apresentou nesta quarta-feira 9 Projeto de Lei do Senado (167/2010) que determina a prioridade nas investigações dos crimes contra profissionais de imprensa.

A proposta consiste em alterar a redação do inciso I do art. 429 do Código de Processo Penal, que estabelece critérios de preferência na organização da pauta de julgamentos do Tribunal do Júri.

“A liberdade de imprensa deve ser compreendida como uma condição essencial da democracia, consoante o disposto no art. 5º, IV, IX e XIV, da Constituição Federal. Nesse sentido, cabe à lei processual penal adotar mecanismos e procedimentos condizentes com esse valor primordial dos regimes democráticos”, finaliza.

VEJA QUAIS PARLAMENTARES SUBSCREVERAM A PEC
Arthur Virgílio – PSDB-AM
Acir Gurgacz – PDT-RO
Adelmir Santana – DEM-DF
Antonio Carlos Júnior – DEM-BA
César Borges – PR-BA
Cícero Lucena – PSDB-PB
Delcídio Amaral – PT-MS
Demóstenes Torres – DEM-GO
Eduardo Azeredo – PSDB-MG
Eduardo Suplicy – PT-SP
Flexa Ribeiro – PSDB-PA
Francisco Dornelles – PP-RJ
Geraldo Mesquita Júnior – PMDB-AC
Inácio Arruda– PC DO B-CE
João Durval – PDT-BA
João Tenório – PSDB-AL
Marconi Perillo-PSDB-GO
Marco Maciel – DEM-PE
Mário Couto – PSDB-PA
Neuto De Conto – PMDB-SC
Marisa Serrano – PSDB-MS
Osmar Dias – PDT-PR
Papaléo Paes – PSDB-AP
Patrícia Saboya – PDT-CE
Paulo Paim – PT-RS
Renato Casagrande – PSB-ES
Romeu Tuma – PTB-SP
Valdir Raupp – PMDB-RO
Valter Pereira – PMDB-MS



Error en la consulta:No database selected