Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
24 de setembro de 2010
Muita expectativa sobre o que vai acontecer depois das eleições no Brasil
Clarinha Glock, URR-Brasil

A uma semana das eleições que vão definir o novo presidente do Brasil, o país vive um compasso de espera em várias esferas. Além da presidência, as eleições de 3 de outubro de 2010 vão definir governadores de Estado, senadores, deputados federais, estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal).

Por causa do período eleitoral, o Senado Federal suspendeu as atividades ordinárias neste período e projetos como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2010 e o Projeto de Lei do Senado 167/2010 ainda não foram à votação.

A PEC nº 15/2010 fixa a competência dos juízes federais para processar e julgar os crimes praticados contra jornalistas quando no exercício de sua atividade profissional. Está desde 29 de junho de 2010 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aguardando o parecer do relator nomeado, senador Antônio Carlos Valadares. O Projeto de Lei do Senado nº 167 altera o Código Penal, assegurando prioridade de julgamento em processos relacionados ao assassinato de jornalistas em virtude de sua profissão. Está desde 8 de julho com o relator Renato Casagrande, da mesma Comissão, também aguardando o parecer.

Os dois projetos são de autoria do senador Roberto Cavalcanti. Existe a possibilidade de o Projeto de Lei do Senado nº 167/2020 ser votado ainda este ano junto com outras mudanças previstas para o Código Penal.

Estes projetos e propostas são resultado das sugestões apresentadas em um seminário realizado em maio deste ano, no Rio de Janeiro, quando promotores, jornalistas e procuradores discutiram como acabar com a impunidade nos crimes contra a imprensa. O evento foi organizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

No Brasil, o assassinato de jornalistas no exercício da profissão atingiu o nível mais preocupante na década de 90, quando 10 profissionais de comunicação foram mortos como represália por seu trabalho. A mudança nas leis tem como objetivo prevenir e evitar a impunidade, já que na maior parte dos crimes deste tipo os autores intelectuais dificilmente são presos, no máximo são punidos os pistoleiros ou intermediários.



Error en la consulta:No database selected