Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
20 de outubro de 2010
Condena assassinato no Brasil
SIP


Foto suerdamedeiros.zip/net
A SIP condenou o assassinato do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, no Rio Grande do Norte, Brasil, e pediu que as autoridades locais tomem medidas imediatas para que os culpados sejam levados à justiça.

O jornalista Francisco Gomes de Medeiros, de 46 anos, foi assassinado na segunda-feira, 18 de outubro, por volta das nove horas da noite. Um homem em uma moto disparou cinco vezes contra ele. Medeiros estava sentado na calçada em frente à sua casa no bairro Paraíba, em Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. Gravemente ferido, foi levado para um hospital local onde faleceu logo depois.

O presidente da SIP, Alejandro Aguirre, subdiretor do Diario de Las Américas, com sede em Miami, expressou sua “solidariedade e a consternação da organização diante deste assassinato” e pediu ao governo local para “realizar uma investigação imediata” do crime, que parece ter sido motivado por razões profissionais.

A polícia deteve um suspeito que confessou ter executado o crime em represália pelas denúncias feitas contra o narcotráfico. A imprensa local informou que a polícia continua trabalhando com a hipótese de que existe um mandante, talvez ligado ao crime organizado.

De acordo com colegas de Medeiros, seu assassinato poderia estar relacionado às denúncias que fez sobre o tráfico de drogas na região. Popularmente conhecido como F. Gomes, ele era considerado, segundo a mídia local, como um dos repórteres policiais mais respeitados do estado, e combatia o crime por meio dos textos que publicava diariamente no seu blog. Era também diretor do departamento de radiojornalismo da Rádio Caicó AM, onde apresentava o programa diário “Comando Geral”.

Escreveu sobre política e temas policiais para o Diário de Natal durante 11 anos, e antes disso trabalhou para os jornais Tribuna do Norte e Gazeta do Oeste. Era casado e pai de três filhos.

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Robert Rivard, diretor editorial do San Antonio Express-News, de San Antonio, Texas, lembrou que a violência contra os jornalistas que denunciam nos seus meios as atividades do crime organizado será um dos principais temas debatidos durante a Assembleia Geral da SIP, que será realizada em Mérida, México, de 5 a 9 de novembro.



Error en la consulta:No database selected