Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
1 de novembro de 2010
SIP condena assassinato de jornalista no Brasil
SIP


José Rubem Pontes de Souza. Foto Entre-Rios Jornal
Denuncia ameaças de morte contra comunicador no México

Miami (1º de novembro de 2010) – A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou o assassinato, no Brasil, do jornalista José Rubem Pontes de Souza, o segundo em menos de duas semanas no país, e pede que as autoridades prestem atenção especial aos casos de violência e comecem as investigações imediatamente para descobrir os motivos dos crimes e chegar aos culpados.

José Rubem Pontes de Souza, de 39 anos, foi assassinado na madrugada do sábado, 30 de outubro, em Paraíba do Sul, a 147 km do Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, o diretor-presidente do jornal Entre-Rios, no município de Três Rios, morreu depois de ser baleado no pescoço por um homem que atirou de dentro de um automóvel e fugiu em seguida. O jornalista estava saindo de uma festa em um bar e depois de ferido foi levado para o hospital mais próximo do local, onde faleceu.

O presidente da SIP, Alejandro Aguirre, disse que “lamentamos o assassinato de outro colega e confiamos que as autoridades brasileiras vão investigar imediatamente esse crime”. Aguirre, subdiretor do Diario las Américas, Flórida, acrescentou que “o tema da violência contra jornalistas e meios de comunicação no nosso hemisfério terá um destaque especial durante a Assembleia Geral da SIP, em Mérida”, que começa nesta sexta-feira, 5 de novembro, e termina na segunda-feira, 9 de novembro.

Os meios de comunicação locais informaram que o jornal Entre-Rios cobriu recentemente e com destaque o assassinato de uma jovem de São Paulo, em Três Rios.

Aguirre lembrou que em 18 de outubro passado também foi assassinado no estado do Rio Grande do Norte o jornalista Francisco Gomes de Medeiros. “Esperamos que as autoridades reajam o quanto antes para que esses crimes não se transformem em um padrão de comportamento dos criminosos”, acrescentou.




México

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Robert Rivard, diretor editorial do San Antonio Express-News, de San Antonio, Texas, condenou as ameaças de morte feitas ao jornalista Jorge Alejandro Medellín, da Milenio Semanal no México.

Em 31 de outubro, em comentários feitos na internet a uma reportagem de Medellín sobre o general Felipe de Jesús Espitia, ex-comandante da Operação Conjunta Chihuahua, o jornalista, especializado em assuntos militares, recebeu ameaças de morte.

Desde o começo de 2010, 21 jornalistas foram assassinados das Américas, sendo que dois no Brasil, dez no México, oito em Honduras e um na Colômbia.





Error en la consulta:No database selected