Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
23 de dezembro de 2010
Projetos envolvendo crimes contra imprensa serão votados em 2011


Ficou para 2011 a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 15, de 2010, que fixa a competência dos juízes federais para processar e julgar os crimes praticados contra jornalistas quando no exercício de sua atividade profissional, e do Projeto de Lei do Senado nº 167, de 2010, que altera o Código Penal, assegurando prioridade de julgamento em processos relacionados ao assassinato de jornalistas.

As duas propostas estavam na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal do dia 22 de dezembro de 2010, mas esta última sessão do ano foi suspensa. Com o recesso parlamentar, a CJJ só retomará seus trabalhos a partir de fevereiro de 2011.

A PEC nº 15/2010 e o PLS n° 167/2010 foram propostos pelo senador Roberto Cavalcanti, a partir das conclusões do encontro “Falhas e Brechas da Justiça: como evitar a Impunidade nos Crimes contra a Imprensa” realizado no Rio de Janeiro, em maio de 2010. O evento foi organizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

O relator Antonio Carlos Valadares deu um parecer favorável a PEC nº 15 na forma de uma emenda substitutiva que altera o parágrafo 5º do Artigo 109 da Constituição Federal. Pelo novo texto proposto, na hipótese de uma grave violação dos direitos humanos, poderão vir a suscitar o deslocamento de competência para a Justiça Federal também o Presidente da República e representantes de entidades de classe e da Ordem dos Advogados do Brasil. Até agora, só o Procurador-Geral da República tinha esse poder. Uma cópia do parecer está em http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/85385.pdf

O PLS 167/2010 estava com o relator senador Renato Casagrande, mas foi redistribuído para o senador Antônio Carlos Júnior, que votou pela aprovação do projeto. A cópia do relatório está em http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=97199







Error en la consulta:No database selected