Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
México
28 de dezembro de 2010
Mapa dos Riscos
Darío Fritz – Para a URR México


Em janeiro de 2010, iniciou-se um trabalho que alimentaria o projeto de Mapa dos Riscos no México. Fez-se primeiro o planejamento e depois a coleta e análise de informações sobre a situação das agressões a jornalistas e meios de comunicação no país. O passo seguinte foi percorrer o território mexicano, visitando as principais cidades e as comunidades onde haviam sido registradas agressões a jornalistas, o que permitiu chegar a fontes de informações, obter testemunhos de vítimas e do pessoal das redações de todos os escalões, familiares de colegas assassinados ou desaparecidos.

Por outro lado, por meio de pesquisas e entrevistas a funcionários públicos, foi possível chegar a várias conclusões que estão resumidas abaixo:
• Grupos que fazem parte do crime organizado controlam as agendas dos meios de comunicação em várias cidades do país por meio de ameaças, tortura ou sequestros relâmpago, censurando a divulgação das matérias sobre o narcotráfico e corrupção de funcionários públicos.
• A autocensura estendeu-se para os seis estados na fronteira com os Estados Unidos. O mesmo acontece em outras sete províncias do interior mexicano.
• As ameaças e intimidações estenderam-se a praticamente todo o território mexicano e são mais graves onde o narcotráfico tem presença destacada. São feitas por meio de chamadas telefônicas, mensagens de texto enviadas por celular, mensagens escritas em cartazes colocados nas ruas ou junto a cadáveres, privação da liberdade, contato verbal direto, mensagens transmitidas a membros das forças de segurança pública, ataques com granadas e disparos contra prédios dos meios de comunicação e colocação de corpos ou cabeças de cadáveres perto de empresas jornalísticas.
• As agressões a jornalistas e meios são mais graves e violentas. Alguns exemplos são disparos contra as fachadas de empresas jornalísticas (Sinaloa), lançamento de granadas (Tamaulipas e Nuevo León) e assassinatos e sequestros nas ruas (Armando Rodríguez, Valentín Valdés e três repórteres de TV, em Coahuila).
• O desaparecimento é o recurso mais utilizado e a intenção é gerar mais incerteza e medo. Em 2009 e 2010, aumentou o número de desaparecidos.
• O Estado mantém-se omisso em todos os seus níveis em termos de ivestigação e julgamento dos responsáveis pelos ataques, o que piora a situação de impunidade e aumenta a desconfiança quanto às autoridades.
• Diante do medo e da impunidade, os meios se retraem e diminuem a quantidade de informações que divulgam, inclusive sobre assuntos relacionados ao crime organizado.
• Devido aos casos de corrupção entre jornalistas que trabalham para a máfia ou aceitam atuar como mensageiros de criminosos, aumentou o clima de suspeita entre jornalistas e nos meios de comunicação.
• Não se observa uma resposta organizada e solidária da mídia em defesa da liberdade de expressão.
• O treinamento recebido pelos jornalistas das editorias sujeitas a riscos (especificamente a editoria de polícia) nos últimos cinco anos, que é fundamental, tem sido feito apenas por organizações como a SIP.
• Os meios de comunicação não estão preparados para evitar agressões. Desconhecem estratégias de segurança e não possuem protocolos para segurança nem estão informados sobre os riscos ou sobre sua dimensão e alcance.






Error en la consulta:No database selected