Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
29 de dezembro de 2010
Saldo positivo em 2010 para a campanha contra a impunidade na América Latina


A SIP encerrou o programa de 2010 da sua Comissão contra a Impunidade com um saldo positivo na luta contra a impunidade nos crimes contra jornalistas, sendo que as suas atividades se concentraram principalmente nas Unidades de Resposta Rápida do México, Colômbia, Brasil e Peru. Alguns fatos que merecem destaque são:
No Brasil, o governo da Bahia tomou uma decisão histórica ao conceder uma indenização à família do jornalista Manoel Leal de Oliveira, assassinado em 1998, e ao reconhecer publicamente a responsabilidade do Estado por não ter garantido a liberdade de imprensa e a vida do diretor do jornal A Região. (Para informações detalhadas, acessar www.impunidad.com/noticia.php?id=645&idioma=sp)
Na Colômbia, uma reforma jurídica prevê o aumento, para 30 anos, do prazo de prescrição para processar responsáveis pelos crimes contra jornalistas. Além disso, a Procuradoria-Geral da Justiça comprometeu-se a reabrir 27 casos de assassinatos de jornalistas que continuam sem punição. (Para informações detalhadas, acessar www.impunidad.com/noticia.php?id=644&idioma=sp)
No México, foi criada em julho a Promotoria Especial para Crimes contra a Liberdade de Expressão. O presidente Felipe Calderón, em reunião com a SIP e a CPJ, comprometeu-se a incluir na agenda pública nacional o tema da liberdade de imprensa, redobrando seus esforços para garantir a segurança dos repórteres e impulsionando a reforma jurídica que fará com que os crimes contra jornalistas passem para a alçada federal. (Para informações detalhadas, acessar www.impunidad.com/noticia.php?id=643&idioma=sp)
Por último, no Peru, no início de dezembro, a Procuradoria-Geral estabeleceu que a Promotoria Criminal Superior e as Promotorias Criminais Supraprovinciais de Lima fiquem responsáveis, além das suas funções, pelos crimes de homicídio, assassinato, lesões graves, sequestro e extorsão cometidos contra jornalistas no exercício do seu trabalho. A Resolução foi tomada após anos de gestão da SIP e do Conselho da Imprensa Peruana. (Para informações detalhadas, acessar http://www.impunidad.com/noticia.php?id=637&idioma=sp)



Error en la consulta:No database selected