Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
6 de abril de 2011
Comerciante acusado por assassinato de F.Gomes será denunciado
Clarina Glock, URR-Brasil


O promotor da Vara de Justiça de Caicó, Geraldo Rufino de Araújo Júnior, entregou ontem, dia 4 de abril de 2001, a denúncia contra João Francisco dos Santos, conhecido por Dão, e contra o comerciante Lailson Lopes pelo assassinato do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, ocorrido em 18 de outubro de 2010.

O juiz da Vara Criminal de Caicó, Luiz Cândido de Andrade Villaça, aceitou a denúncia e marcou a data para ouvir as testemunhas do caso. Será no próximo dia 3 de maio, a partir das 9h.

O inquérito, que havia sido concluído ainda em dezembro de 2010 com o indiciamento de três pessoas pelo crime: Dão, Valdir Souza do Nascimento, e um terceiro homem que estaria foragido - teve uma reviravolta no início deste ano.
Foi preciso fazer um aditamento à denúncia anterior. Novas investigações realizadas apontaram para Lopes como provável autor intelectual do assassinato e eliminaram Nascimento do caso.

O motivo do crime seria o fato de Lopes ter se sentido prejudicado quando F. Gomes divulgou a notícia de que sua loja de venda de celulares encobria ações criminosas. Na época, Gomes trabalhava na Rádio Rural da igreja, onde também era funcionária a mulher do comerciante.

Uma outra hipótese para o crime é que Lopes tenha se sentido incomodado com a amizade entre sua mulher e Gomes. O comerciante chegou a entrar com uma ação cível contra o jornalista no início do ano, mas foi julgada improcedente. No momento em que foi preso, Lopes estava em liberdade provisória – já havia sido acusado de receptação e estelionato.

Desde o princípio, o delegado Ronaldo Gomes de Moraes, diretor da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), acreditava que havia mais gente envolvida além de Dão, acusado de ter disparado os tiros contra o radialista.

Em um primeiro momento, devido a declarações de Dão, chegou a se suspeitar que Nascimento fosse o mandante do crime, e que teria ordenado a morte do radialista de dentro do presídio. Mas quando foi feita a quebra de sigilo telefônico, a polícia descobriu que Dão e Lopes haviam trocado telefonemas minutos antes e depois do assassinato. Outros indícios apontam Lopes como o possível autor intelectual do crime, argumentou o promotor.

Em virtude da importância e da repercussão do caso, o promotor solicitou ao juiz que as audiências, que são públicas, sejam transferidas para uma sala maior, de forma que possam ser acompanhadas pelos meios de comunicação.



Error en la consulta:No database selected