Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
13 de abril de 2011
SIP condena assassinato no Brasil e pede investigação imediata para evitar impunidade
SIP


Luciano Leitão Pedrosa (jarbasrocha.com.br)
A SIP condenou o assassinato do jornalista Luciano Leitão Pedrosa em Pernambuco, Brasil, e pediu que as autoridades investiguem urgentemente o caso para descobrir o motivo do crime, os culpados, e para que estes sejam levados a julgamento.

Pedrosa, de 46 anos, jornalista de rádio e TV, foi assassinado no sábado, 9 de abril, quando estava em um restaurante no bairro Bela Vista, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Um homem entrou no local e disparou quatro tiros. Um deles atingiu Pedrosa e o matou. Segundo as testemunhas, o criminoso fugiu numa moto dirigida por outra pessoa.

O presidente da SIP, Gonzalo Marroquín, presidente do jornal guatemalteco Siglo 21, disse que “apesar de o móvel do crime estar sendo investigado, a morte ocorreu poucos dias após a conclusão da reunião semestral da nossa organização, quando advertirmos sobre os riscos das ações violentas contra jornalistas. Infelizmente, este novo assassinato é uma confirmação disto”.

O jornalista apresentava o programa “Ação e cidadania”, na TV Vitória. Trabalhou também na Rádio Metropolitana FM. Amigos e conhecidos informaram que o jornalista também era ativo opositor político do governo municipal. Pedrosa havia recebido ameaças, mas nunca havia feito queixa formal.

Por sua vez, o co-presidente da Comissão de Liberdade e Informação da SIP, Jayme Sirotsky, do Grupo RBS de Porto Alegre, acrescentou que “o melhor antídoto contra a impunidade é a aplicação da justiça correspondente, e que por isso pedimos que se faça uma investigação profunda e urgentemente”.

Segundo as autoridades, apesar de as testemunhas terem dito que o assassino anunciou um assalto no momento do crime, não está descarta a possibilidade de Pedrosa ter sido morto em represália às suas denúncias jornalísticas ou por sua atividade política.



Error en la consulta:No database selected