Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alerts
Statistics
Investigations
Demand Justice

News
Activities
Official Documents
Media campaigns
Legal reforms
Case Law
Publications
Videos
Newsletter
Links

Mission
Officers
Staff
Contact us
Donate online
Lend Your Voice - CD

  
Brasil
December 20, 2012
Governo brasileiro estuda a criação de um programa para proteger jornalistas
Portal IMPRENSA


Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário (Agência Brasil).
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, revelou que o governo tem a intenção de criar um programa de proteção aos jornalistas brasileiros, informou a BBC, nesta quinta-feira (20/12). De acordo com um relatório recente da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o país está entre os cinco "mais mortais" para os profissionais da área.

"Nós consideramos que a agressão e a perseguição a comunicadores, a jornalistas, pessoas que têm no seu cotidiano a missão da comunicação, é uma agressão à democracia e uma agressão aos direitos humanos e ao Brasil", disse a ministra.

Com o programa, os repórteres receberiam proteção como já acontece com testemunhas de crimes, defensores de direitos humanos ameaçados e adolescentes em risco.

A ministra afirmou que o primeiro passo para a proteção dos jornalistas foi dado com a aprovação, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, de uma resolução que institui um grupo para analisar os abusos contra os profissionais.

As equipes, que terão a tarefa de monitorar as investigações sobre os casos, serão formadas por representantes dos ministérios da Justiça e das Comunicações, da Polícia Federal e de entidades de classe que representam jornalistas e blogueiros.

Ameaçado

A ministra Maria do Rosário também comentou na entrevista à BBC o caso do repórter da Folha obrigado a deixar o país após receber diversas ameaças. Segundo ela, um eventual programa de proteção deve assegurar também a liberdade de expressão a os profissionais.

"O André Caramante é um defensor de direitos humanos. Resolvendo bem (o caso) e assegurando a ele exercer o seu trabalho, nós vamos estar protegendo todos os demais", ressaltou.

Fonte: Redação Portal IMPRENSA | 20/12/2012 09:30
http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/55661/governo+brasileiro+estuda+a+criacao+de+um+programa+para+proteger+jornalistas



Error en la consulta:No database selected