Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
México
19 de agosto de 2011
SIP convoca universidades latino-americanas a Puebla para participarem da luta contra a impunidade
SIP


Puebla (www.arquitectronica.com.mx)
Crimes sem punição contra jornalistas

Miami (19 de agosto de 2011) – O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Gonzalo Marroquín, expressou hoje a satisfação dessa organização pelo envolvimento de mais de vinte universidades latino-americanas que se comprometeram a propor reformas das políticas públicas para combater a impunidade nos crimes e a violência contra os jornalistas.

Com o apoio da Fundação John S. e James L. Knight, a SIP convocou 22 universidades de 15 países latino-americanos para reunirem-se em Puebla, México, em 25 e 26 de agosto, em uma Conferência Hemisférica Universitária que terá como objetivo fazer recomendações de reformas das “Políticas públicas para combater a impunidade”. Ver o link: http://www.impunidad.com/conferencias_pdfs.php?idioma=sp

Entre outros temas, espera-se que em Puebla sejam recomendadas reformas aos códigos penais de vários países, proteção para a atividade jornalística mediante a implantação de novos órgãos, mudanças nos currículos acadêmicos e o incentivo de campanhas de educação pública sobre liberdade de expressão.

Marroquín, presidente do jornal Siglo 21 da Guatemala, disse estar “muito entusiasmado com esta Conferência, e estamos certos de que poderemos motivar a criação de uma rede de universidades na América Latina que colabore para a melhoria das práticas acadêmicas e contribua para que os futuros profissionais tenham uma atividade mais segura”.

Equipes de alunos e docentes de faculdades de comunicação, direito, sociologia e ciências sociais e políticas das universidades convidadas apresentarão o resultado das pesquisas que realizaram nos últimos meses sob a coordenação da SIP. Os trabalhos se concentraram nos pontos fracos e nas dificuldades dos sistemas legais, jurídicos, acadêmicos, meios de comunicação e jornalísticos de cada país. As equipes de trabalho também examinaram soluções, e é por isso que se espera que sejam feitas várias e importantes recomendações em todos os níveis.

As universidades que participarão da reunião de Puebla são: Pontificia Universidad Católica Argentina; Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro; Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, Brasil; Universidad Diego Portales, Chile; Pontificia Universidad Javeriana de Colombia; Universidad de Antioquia, Colômbia; Universidad Técnica Particular de Loja, Equador; Universidad Francisco Marroquín, Guatemala; Universidad José Cecilio del Valle, Honduras; Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México; Universidad Nacional Autónoma de Ciudad de México; Universidad Autónoma de Guadalajara, México; Universidad de Guadalajara, México; Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México; Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, México; Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México; Universidad Autónoma de Sinaloa, México; Universidad de Ciencias Comerciales, Nicarágua; Universidad Católica, Paraguai; Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Peru; Universidad Iberoamericana, República Dominicana; Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela.

Para realizar essa Conferência Hemisférica Universitária contra a impunidade, a SIP contou com o apoio da Fundação para a Liberdade de Expressão (Fundalex) e do jornal Sínteses de Puebla, assim como da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.



Error en la consulta:No database selected