Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
27 de dezembro de 2011
Preso prefeito acusado de mandar matar Edinaldo Filgueira
Clarinha Glock, URR-Brasil


Edinaldo Filgueira (Jornal O Serrano)
O prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (do partido PSDB), da cidade de Serra do Mel, no Estado do Rio Grande do Norte, está preso preventivamente desde o dia 24 de dezembro de 2011 no Centro de Detenção Provisória de Macaíba, na região metropolitana da capital Natal.

Ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual como autor intelectual do assassinato de Edinaldo Filgueira, ocorrida em 15 de junho de 2011.

Filgueira era editor do jornal impresso e do site O Serrano, e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Serra do Mel. Em seu jornal, fazia críticas à administração municipal.

Outras cinco pessoas já haviam sido presas em julho de 2011, na Operação denominada "Matadores de Aluguel", realizada pela Polícia Federal junto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na dia 4 de julho, foi anunciada a prisão de Rafanio Brito de Azevedo, 30 anos, conhecido por Alemão, acusado de ser o agenciador e intermediário entre mandantes e executores; Abnadabe Nunes Ismael Pereira da Silva, 31 anos, conhecido por Foguinho ou Qualhada, acusado de ser um dos executores; Francisco Fabio Ferreira, 23 anos, conhecido como Galego, também acusado de ser executor; Paulo Ricardo da Costa, 24 anos, o Paulinho, que completa o trio de executores, e Marcelio de Sousa Moura, 29 anos, acusado de guardar as armas e prestar apoio logístico.

A polícia apreendeu com eles oito armas, entre espingardas e revólveres calibre 38, além de munições, que foram encaminhadas para perícia.

No dia em que Filgueira foi morto, havia acabado de fazer a segunda edição do jornal O Serrano. Estava com dois amigos e um funcionário na frente de uma papelaria do qual era proprietário quando chegaram dois homens de motocicleta, com os rostos encobertos por capacetes, e dispararam seis vezes. A publicação de enquetes no site do jornal e a repercussão que causaram, a partir das críticas geradas a vereadores e à administração municipal, foi desde o princípio cogitada como uma das causas do crime.

O PT criou uma comissão para acompanhar de perto o caso e enviou um pedido ao Ministro da Justiça pedindo que o crime fosse rapidamente elucidado. Uma equipe especial da Polícia Civil foi enviada à cidade para auxiliar nas investigações sob a coordenação do delegado Odilon Teodósio.



Error en la consulta:No database selected