Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
México
10 de janeiro de 2012
Blog do Centro Knight monitora ameaças a jornalistas no México
Centro Knight


O blog do Centro Knight Jornalismo nas Américas criou um mapa que aponta os assassinatos e sequestros de jornalistas e ataques à mídia em 2010. O mapa mostra como a violência tem ocorrido por todo o México, tornando o país um dos mais perigosos do mundo para jornalistas.

O mapa, elaborado pela blogueira do Centro Knight Ingrid Bachmann, mostra onde repórteres e trabalhadores da mídia foram mortos, sequestrados ou atacados em 11 estados, totalizando 22 ocorrências.

Três estados são responsáveis por nove dos crimes, incluindo Tamaulipas (nordeste do país, na fronteira com o Texas), onde um carro-bomba explodiu e granadas foram lançadas contra as instalações da rede de TV Televisa; e ao menos oito jornalistas foram capturados durante uma disputa entre o cartel do Golfo e sua antiga força de segurança, o grupo Los Zetas.

Em Michoacán (centro-oeste), um colunista de jornal foi sequestrado e esfaqueado até a morte; outro colunista se tornou o quarto jornalista a desaparecer no estado desde 2006; e um repórter de jornal impresso foi assassinado.

Em Guerrero (sul), um diretor de semanário foi morto, e dois jornalistas (marido e mulher) foram assassinados dentro de sua propriedade.

O mapa produzido por Bachmann é o segundo de uma série de "conteúdo original" produzida pelos blogs do Centro Knight em inglês, espanhol e português. Recentemente, a blogueira do Centro Knight Maíra Magro publicou um mapa da censura eleitoral no Brasil.

Veja outras notícias do Centro Knight sobre o México, http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog-do-centro-knight-monitora-ameacas-jornalistas-no-mexico.



Error en la consulta:No database selected