Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
3 de abril de 2012
Brasil é denunciado na OEA por impunidade em caso de jornalista assassinado
Natalia Mazotte/TL/Blog JORNALISMO NAS AMERICAS


Vladimir Herzog (http://94clusiere.blogspot.com)
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), iniciou um processo contra o Brasil por não investigar as circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog durante o período da ditadura militar, informou o portal G1.

A denúncia afirma que o "Estado brasileiro não cumpriu seu dever de investigar, processar" e punir os responsáveis pela morte de Herzog, segundo o jornal Folha de S. Paulo. O Itamaraty recebeu a comunicação da OEA na terça-feira, 27 de março, e está preparando uma resposta.

Testemunhas afirmam que o jornalista foi assassinato sob tortura nas dependências do Exército por agentes do DOI-Codi de São Paulo em 25 de outubro de 1975. Foram necessários apenas cinco meses para que os militares arquivassem o inquérito sem punições, divulgando que Herzog havia se suicidado, lembrou o Estadão.

O Brasil terá dois meses para se defender frente às investigações. Caso considere os argumentos do país insuficientes, a CIDH poderá levar o processo à Corte Interamericana de Direitos Humanos, com chances do país ser condenado, de acordo com a Agência Estado.



Error en la consulta:No database selected