Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
13 de junho de 2012
Absolvição de acusado leva a novas investigações no Caso Barbon
Clarinha Glock, URR-Brasil


Luiz Carlos Barbon Filho (Jornal do Porto)
O júri popular do 5º Tribunal do Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo, absolveu por falta de provas o policial Valnei Bertoni, acusado de participação no assassinato do jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, ocorrido em 5 de maio de 2007 na cidade paulista de Porto Ferreira.

O julgamento de Bertoni aconteceu em 12 de junho de 2012. Segundo o advogado Ricardo Ramos, que estava presente durante o julgamento, em uma conversa realizada antes do plenário o acusado se prontificou a anexar documentos e prestar informações que podem apontar os assassinos do crime contra o jornalista, bem como de outras vítimas que teriam sido mortas com a mesma arma. “Temos de esperar os procedimentos virem para Porto Ferreira – são 4.500 folhas de processo – para que o delegado comece a chamar os suspeitos indicados por Bertoni”, informou Ramos.

“Trata-se de uma organização criminosa, com formação de quadrilha, que praticava outros crimes, além de homicídio”, acrescentou. O advogado não tem dúvidas de que Barbon foi morto por denúncias relativas à atuação dessa quadrilha.

Já haviam sido condenados pelo crime os policiais Edson Luís Ronceiro e Délcio Carlos Avelino, bem como o comerciante Carlos Alberto da Costa, sentenciados com 18 anos e quatro meses de prisão, e o policial Paulo César Ronceiro, cuja pena foi de 16 anos e quatro meses de prisão. Eles foram enquadrados nos crimes de homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e recurso que dificultou ou impediu a defesa da vítima), e formação de quadrilha (sendo que desta última acusação Ronceiro foi absolvido).

Antes de morrer, Barbon havia feito denúncias contra policiais e políticos locais em seu programa na Rádio Porto FM e no Jornal do Porto de Porto Ferreira. Após o crime, sua mulher foi incluída no Programa de Proteção a Testemunhas mantido pelo governo do Estado. Um radialista – cujo nome prefere não divulgar para evitar represálias – lembra que os fatos denunciados por Barbon têm sido comprovados, como mostram reportagens publicadas recentemente em jornais da região. Ele teme que a absolvição de Bertoni possa significar um retrocesso na punição dos culpados.



Error en la consulta:No database selected