Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
3 de julho de 2012
SIP apresenta os vídeos SIP apresenta os vídeos: "Jornalismo de Risco no Brasil: Tim Lopes 10 anos depois"
Clarinha Glock, URR-Brasil


(eljardindelageisha.blogspot.com)
Dez anos depois do assassinato do jornalista Tim Lopes, ocorrido em junho de 2002 quando fazia uma reportagem em uma favela do Rio de Janeiro, cresceram no Brasil as ameaças e os crimes contra jornalistas, radialistas, blogueiros, editores e repórteres fotográficos e cinematográficos no exercício da profissão. Somente no primeiro semestre de 2012, foram registrados quatro assassinatos que podem estar relacionados a denúncias feitas nos veículos de comunicação.

Ao realizar o seminário "Jornalismo de Risco no Brasil: Tim Lopes 10 anos depois", nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2012, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) propiciaram a discussão aprofundada e crítica sobre os motivos por que morrem jornalistas no Brasil.

Os palestrantes debateram questões ligadas a ética, necessidade de cursos e treinamentos de prevenção a riscos, responsabilidade das empresas de comunicação, direito à informação e liberdade de imprensa. E ainda tiveram a oportunidade de conhecer os Modelos Jurídicos Interamericanos em matéria de Prevenção, Proteção e Luta contra a Impunidade, apresentados por um representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O seminário foi mais um passo da SIP no sentido de inibir novos crimes e lutar contra a impunidade no continente americano. O evento teve o patrocínio da Fundação John S. & James L. Knight.

O seminário foi dividido em quatro painéis, assim intitulados: Diferentes tipos de Riscos - por que morrem os jornalistas no Brasil (1); O que podem/devem fazer as empresas para prevenir os riscos a suas equipes (2); O que podem/devem fazer os jornalistas para se proteger? (3), e Quais os limites para obter uma boa imagem? Uma conversa com repórteres fotográficos e cinematográficos (4).

Os vídeos a seguir apresentam os principais pontos discutidos em cada painel.

CANAL PROYECTO IMPUNIDAD - YOUTUBE

O Canal Impunidade da Sociedade Interamericana de Imprensa no Youtube apresenta vídeos com temas relacionados à liberdade de imprensa em todo o continente. O acervo inclui amostras de cursos de prevenção ao exercício jornalístico em ambientes hostis, entrevistas com jornalistas ameaçados, depoimentos de especialistas, documentários e filmes sobre casos exemplares investigados pela Unidade de Resposta Rápida da SIP no México, Colômbia e Brasil, e trechos de conferências e seminários que ajudaram e ajudam a entender o contexto da violência contra profissionais de comunicação.





Error en la consulta:No database selected