Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
14 de julho de 2012
Paraenses acusados de mandar matar jornalista
Diário do Pará


Décio Sá (Gavião da Paraíba)
O empresário paraense Gláucio Alencar Pontes Carvalho, fornecedor de merenda escolar para várias prefeituras do Maranhão e suspeito de agiotagem no interior daquele estado, e o pai dele, identificado por Miranda, foram presos quarta-feira (13) pela polícia maranhense acusados de serem os mandantes do assassinato do repórter do jornal “O Estado do Maranhão” e blogueiro, Décio Sá, no dia 27 de abril passado, em um bar às proximidades de uma praia de São Luís. Também foi preso na operação policial o pistoleiro Jonatas de Sousa Silva, de 24 anos, que mora em Xinguara, no sul do Pará. Segundo as investigações policiais, Silva seria o autor dos cinco disparos que mataram o jornalista.

O crime teve repercussão internacional e sua investigação mobilizou a cúpula da polícia civil daquele. A vítima era conhecida na imprensa maranhense por sua combatividade contra ladrões do dinheiro público e pelas denúncias que fazia em suas reportagens contra agiotas.

Para o delegado Marcos Afonso Junior, que comandou as investigações, o caso está elucidado. Durante a prisão de Gláucio, Miranda e Silva foram também presos o revendedor de veículos de apelido “Júnior Bolinha”, de Santa Inês, o subcomandante do Choque da Polícia Militar do Maranhão, capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, além de dois empregados de “Bolinha”, de apelidos “Bochecha” e “Balão”, ambos também residentes no Pará.

A operação “Detonando”, para prender os acusados, ocorreu em três cidades do Maranhão - São Luís, Santa Inês e Zé Doca -, e em municípios do Pará. De acordo com as investigações, a pistola ponto 40, usada para matar o repórter, pertence ao capitão Fábio Aurélio Silva.

As características de Jonatas Silva conferem com as mostradas em um retrato falado divulgado pela polícia no dia 1º deste mês, mas o pistoleiro estaria com os cabelos cortados. Um dos suspeitos de participar do assassinato do jornalista, Valdênio José da Silva, chegou a ser preso, mas por falta de provas consistentes, acabou sendo libertado.

Na última segunda-feira (12), Valdênio foi assassinado dentro de casa, na Vila Talita, em Raposa, na região metropolitana de São Luís, também com cinco tiros. Para a polícia, postagens feitas por Décio Sá em seu blog ajudaram a elucidar o crime.

A trama para matá-lo estaria ligada a duas postagens, intituladas “homem que devia a agiotas no Maranhão é executado em Teresina” e “morte de Fábio Brasil vai dar muito o que falar”. Décio postou que Fábio Brasil, o “Fabinho”, conhecido agiota de Teresina, teria contratado um pistoleiro para matar Gláucio Alencar, a quem devia R$ 200 mil. O acerto para o assassinato seria de R$ 100 mil.

“FOSTE TU”

Ocorre que, sem dinheiro para pagar pelo crime que havia encomendado, “Fabinho” foi descoberto quando o próprio pistoleiro a quem havia contratado revelou a Gláucio a trama e ofereceu seus serviços pelo mesmo preço. À amigos, Gláucio negou que tenha aceitado a proposta. Mas o fato é que duas semanas após esse evento, “Fabinho” foi morto a tiros.

Valdênio, preso pela polícia no começo das investigações sobre a morte de Décio, chegou a confessar participação na morte de “Fabinho”. Décio Sá fez as postagens porque tinha fontes ligadas ao agiota “Fabinho” que o abasteciam com informações.

Um fato que a polícia investigou chamou a atenção do delegado Marcos Afonso Junior. Durante encontro num restaurante, Gláucio estava à mesa com alguns jornalistas e blogueiros quando a morte de “Fabinho” foi comentada. Foi aí que Décio Sá fez a observação que pode ter lhe custado a vida: “eu estou sabendo que foste tu quem mandou matar o Fábio Brasil”, disse ele para Gláucio.

O empresário chamou o jornalista para uma conversa reservada e disse não ter sido ele quem havia mandado matar “Fabinho”. Disse que o mandante seria Junior Bolinha, vendedor de carros. Agora, Gláucio diz que foi Bolinha, que tinha ódio do jornalista, porque havia perdido uma concessão da coca-Cola em Santa Inês (MA) em razão de denúncia publica no Blog do Décio, quem agiu por conta própria para mandar matar o jornalista.




Error en la consulta:No database selected