Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
17 de agosto de 2012
Secretaria de Direitos Humanos propõe criar grupo para monitorar ataques à imprensa
Clarinha Glock, URR-Brasil


Em reunião marcada para o dia 21 de agosto de 2012 na sede da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República em Brasília, a ministra Maria do Rosário vai propor oficialmente a formação de um grupo de trabalho para atuar nos casos de agressão e atentados contra os profissionais de comunicação. A proposta é que o grupo esteja ligado ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), segundo informou a assessoria de imprensa da SDH.

O site da SDH informa que o CDDPH foi criado pela Lei nº 4.319 de 16 de março de 1964 para receber denúncias e investigar, em conjunto com as autoridades competentes locais, violações de direitos humanos de gravidade e com abrangência nacional, como chacinas, extermínio, assassinatos de pessoas ligadas à defesa dos direitos humanos, massacres, abusos praticados por operações das polícias militares, entre outros. O Conselho constitui comissões especiais de inquérito e atua por meio de resoluções. Também promove estudos para aperfeiçoar a defesa e a promoção dos direitos humanos e presta informações a organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.

No encontro do dia 21 de agosto deverá ser discutida também a possibilidade de ampliar o Disque-Denúncia - telefone que recebe denúncias de violações de direitos humanos contra grupos específicos - para os casos de profissionais de comunicação que sofrerem ameaças, agressões físicas e verbais, e o grau mais extremo, que é o assassinato.




Error en la consulta:No database selected