Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
México
29 de agosto de 2012
No México, movimento na internet pede doações para livro sobre jornalistas assassinados
Tania Lara, Jornalismo nas Americas


(Animal Político)
Cerca de 200 pessoas trabalham no livro “Não se mata a verdade matando jornalistas”, que tratará do assassinato e desaparecimento de 126 comunicadores e funcionários de empresas de comunicação registrados desde 2000 no México, segundo o Reporte Índigo.

Até hoje, apenas um dos 67 casos de assassinato registrados no México desde 2006 foi resolvido.

O livro será financiado por doações públicas por meio da internet, o chamado “crowdsourcing”, e o objetivo é dividir o número de exemplares entre os doadores e os assistentes da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, em novembro. A organização Nossa Aparente Rendição (NAR) tenta arrecadar mais de 16 mil dólares para publicar o livro - e já conseguiu quase 6,8 mil.

A NAR surgiu para criar uma página em homenagem aos 72 imigrantes das Américas Central e do Sul assassinados no México e cujos corpos foram localizados em agosto de 2010 em Tamaulipas. Agora, as histórias de jornalistas mexicanos assassinados ou desaparecidos incluem fotos, matérias que publicaram antes de morrer, ameaças recebidas e as inconsistências nas investigações, explicou a editora Lolita Bosch ao El Cultural.

A organização Artigo 19 se negou a participar do projeto por conta de uma desacordo em relação ao número de 126 jornalistas assassinados, segundo o site Sin Embargo. A organização registra 72 casos de jornalistas assassinatos desde 2000 nos quais as evidências parecem indicar que o crime foi cometido em represália à cobertura jornalística. Nos demais casos, há apenas suspeita de que o motivo do crime tenha sido o trabalho das vítimas.




Error en la consulta:No database selected