Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

  
Brasil
29 de agosto de 2012
Morte de Paulo Rocaro completa 200 dias
www.agorams.com.br


Paulo Rocaro (conesulnews.com.br)
O atentado que causou a morte do jornalista Paulo Rocaro completa 200 dias de impunidade nesta quinta-feira, 30 de agosto. A data será lembrada pelo Sindicato dos Jornalistas de Dourados e região como um atentado contra a profissão de jornalista, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o direito constitucional do cidadão de ter informação de qualidade.

Na noite de 12 de fevereiro de 2012, Paulo Rocaro estava dirigindo seu veículo pela Avenida Brasil, sentido centro-bairro, em Ponta Porã, quando duas pessoas em uma moto dispararam contra ele 12 tiros de pistola 9 milímetros. Mesmo atingido com cinco tiros, Rocaro conseguiu chamar por socorro e foi encaminhado para o Hospital, onde morreu na madrugada.

Paulo Rocaro trabalhava há 31 anos na área jornalística, foi presidente do Clube de Imprensa da cidade e editor-chefe do Jornal da Praça e do site Mercosul News.

De fevereiro a agosto, o crime não foi elucidado. Imagens das câmeras filmadoras de lojas próximas ao local do atentado foram obtidas, quebra de sigilo telefônico foi realizada, análise dos arquivos do computador foi feita e demais fontes de informação foram verificadas pela Polícia Civil.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Segurança do Estado fizeram diversos pronunciamentos, por meio de seus representantes, sobre o empenho na investigação. Em 9 de março foi promovida audiência pública sobre a violência contra a imprensa na Assembleia Legislativa de MS. Diversas organizações nacionais e internacionais de Direitos Humanos, como a ONU (Organização das Nações Unidas) cobraram providências.

Até a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cobrou do Congresso Nacional a aprovação de projeto de lei que transfere para a esfera federal a investigação dos crimes de milícias e grupos de extermínio, classificando as mortes dos jornalistas ocorridas no início de 2012 como crime de extermínio.

Isso sem contar as manifestações dos sindicatos de jornalistas de todo o Brasil contra cada uma das seis mortes registradas nos últimos 12 meses e da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) defendendo o projeto de lei para que as investigações dos crimes contra os jornalistas tenham participação da Polícia Federal.

No entanto, família, colegas e sociedade continuam sem resposta. A impunidade só faz aumentar a sensação de insegurança dos colegas de profissão e da população em geral, que reclama justiça contra os mandantes e executores do assassinato de Rocaro. O exercício do Jornalismo sofre, é fragilizado por essas agressões e reclama por melhores condições de trabalho, de segurança e de valorização quanto à importância da profissão para o Estado Democrático de Direito.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul – SindJor-MS



Error en la consulta:No database selected