Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

23 de abril de 2008
Senhor
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Brasil
Palácio do Planalto
Brasília, Brasil

Senhor Presidente:

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) investiga há cinco anos os assassinatos de profissionais da mídia no continente. Em alguns casos, não se exerceu o direito à justiça e em outros a negligência e as irregularidades nas investigações oficiais foram obstáculos que contribuíram para a impunidade.

Empenhados em dar um basta a essa apatia e unidos com a comunidade internacional, gostaríamos de chamar sua atenção para o caso do comentarista da rádio Criativa FM, Jorge Lourenço dos Santos, assassinado em 11 de julho de 2004 em Santana de Ipanema, Alagoas, Brasil. Ninguém foi preso, e há suspeitas de irregularidades na investigação.

Gostaríamos de observar também que 22 jornalistas foram assassinados no Brasil nos últimos anos. Os tribunais condenaram 33 culpados desses crimes, mas há outros 23 suspeitos que não foram detidos e sete casos que ainda não foram solucionados. A SIP recorreu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, CIDH, denunciando essas sete situações de impunidade nos casos de jornalistas brasileiros assassinados e/ou desaparecidos.

Solicitamos sua intervenção, senhor Presidente, para tomar as medidas pertinentes a fim de esclarecer essas mortes, inclusive a de Jorge Lourenço dos Santos. Os assassinos materiais e intelectuais devem ser castigados com todo o rigor da lei para que esses crimes não se tornem apenas dados estatísticos de impunidade no continente.






Error en la consulta:No database selected