Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

Home      
Mário Eugênio Rafael de Oliveira
11 de novembro de 1984

Caso: Mário Eugênio Rafael de Oliveira



Detenido ex-policía civil Divino José de Matos:

15 de setembro de 2003
Clarinha Glock

Reportes Relacionados

15-9-2003
1-8-2001


O ex-policial civil Divino José de Matos, condenado a 14 anos de prisão pela morte do jornalista Mário Eugênio Rafael de Oliveira, assassinado em 1984, foi preso em 8 de agosto de 2003. “Divino 45”, como era conhecido, estava foragido há dois anos. Nos últimos tempos, estava morando no Espírito Santo. Foi detido quando sacava dinheiro em um banco, em Brasília. Está preso na 3º Delegacia de Polícia da Cidade de Cruzeiro, localizada no plano piloto da cidade. Apesar desta prisão, a polícia ainda não chegou ao autor intelectual do crime.

“Divino 45” matou o jornalista com sete tiros em 11 de novembro de 1984, quando o repórter policial saía da Rádio Planalto, depois de gravar o programa Gogó das Sete. O jornalista, que também escrevia e editava a página policial do jornal Correio Braziliense, vinha fazendo denúncias sobre a existência de um Esquadrão da Morte, em Brasília, do qual participariam policiais civis e militares envolvidos também no roubo de automóveis.

“Divino 45” foi condenado em 1994, e recorreu da sentença. Conseguiu reduzir a pena de 18 anos para 14 anos e continuou em liberdade. Em março de 2001, o Superior Tribunal de Justiça determinou sua prisão imediata, mas seus advogados recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar adiar a execução da pena que previa a prisão em regime fechado. Em abril de 2001, o ministro Maurício Corrêa decidiu manter a decisão do Superior Tribunal de Justiça. “Divino 45” já havia fugido.

Além de “Divino 45”, foram indiciados pelo crime contra o jornalista o sargento Antônio Nazareno Mortari Vieira e os cabos David Antônio do Couto e Aurelino Silvino de Oliveira, do Pelotão de Investigações Criminais (PIC), e o agente de polícia Iracildo José de Oliveira. O policial Moacir de Assunção Loiola, também suspeito de participação no crime, morreu em circunstâncias não esclarecidas, poucos dias depois de dar seu depoimento na delegacia de Luziânia, em junho de 1985. Com exceção de “Divino 45”, que conseguiu suspender a aplicação da pena durante 17 anos e, depois de confirmada a sentença, ficou foragido por dois anos, e de Iracildo, que morreu (tendo cumprido parte da pena na prisão), os demais foram presos, cumpriram a pena mínima e estão em liberdade.

Error en la consulta:No database selected