Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

Home      
Tim Lopes
2 de junho de 2002

Caso: Tim Lopes



Começa no Rio julgamento de acusados de matar Tim Lopes:

24 de maio de 2005
Folha Online

Reportes Relacionados

30-12-2008
7-8-2007
16-6-2005
25-5-2005
24-5-2005
25-6-2004
2-6-2002


Noticias Relacionadas

30-08-2012
28-11-2010
16-09-2010
9-08-2010
26-05-2010
25-05-2010
9-07-2009


O julgamento de dois dos sete suspeitos de envolvimento no assassinato do jornalista Tim Lopes começa nesta terça-feira, às 13h, no 1º Tribunal do Júri do Rio. O crime ocorreu em 2002.

Os acusados que começam a ser julgados hoje são o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e um de seus supostos comparsas, Ângelo Ferreira da Silva, o Primo.

Os outros cinco réus serão julgados no dia 14 de junho, segundo determinação do juiz Fábio Uchôa, do 1º Tribunal do Júri do Rio --outros dois indiciados, André da Cruz Barbosa, o André Capeta, e Maurício de Lima Matias, o Boi, morreram.

A medida acatou um pedido da defesa pois o grupo, que tinha advogado, optou por defensores públicos. Estima-se que o júri dure até três dias, segundo o TJ (Tribunal de Justiça).

Os réus são acusados dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. Devem ser ouvidas cinco testemunhas de acusação e cinco de defesa, para cada um.

A expectativa é que o júri, presidido pelo juiz Fábio Uchôa, dure de dois a três dias, segundo o TJ (Tribunal de Justiça).

Morte

Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002 na Vila Cruzeiro, favela que faz parte do complexo do Alemão, depois de ser reconhecido e capturado por traficantes ligados a Elias Maluco, quando fazia reportagem sobre um baile funk onde haveria consumo de drogas e sexo explícito.

Após ser apanhado por traficantes, Lopes foi levado para o morro da Grota, também no complexo do Alemão, onde teria sido esquartejado e queimado em pneus --método conhecido como "microondas" e usado para apagar vestígios da mortes.

Réus

Ao serem presos, Reinaldo do Amaral de Jesus, o Cadê, e Fernando Sátyro da Silva, o Frei, negaram participação no crime, mas relataram à polícia, com detalhes, como o jornalista foi morto. Eles ainda indicaram onde os restos mortais foram enterrados, na favela da Grota.

Também preso, Ângelo Ferreira da Silva, o Primo, confessou estar no Palio branco em que Tim Lopes foi levado da Vila Cruzeiro para a favela da Grota. No dia seguinte, Elizeu Felício de Souza, o Zeu, é apontado como "segurança" de Elias Maluco e admite ter presenciado o crime.

Na ocasião, ainda segundo o TJ, Zeu confessou ter comprado gasolina e diesel em um posto de combustíveis nas proximidades da favela Nova Brasília. Os produtos seriam usados no assassinato.

Preso pela Polícia Federal, Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, teria presenciado o assassinato e chutado o jornalista. Já Renato de Souza Paula, o Ratinho, recusou-se a falar sobre o caso.

Error en la consulta:No database selected