Follow us on SIP Follow us on BLOGGER Follow us on FACEBOOK Follow us on YOUTUBE Follow us on TWITTER
Alertas
Estatísticas
Investigaçóes
Exija justiça

Notícias
Atividades
Documentos oficiais
Campanhas de meios
Reformas legales
Jurisprudência
Publicacoes
Vídeos
Newsletter
Links

Missão
Autoridades
Pessoal
Contate-nos
Faça sua doação
Doe Sua Voz - CD

Aqui são apresentadas informações que podem ou não estar ligadas aos processos judiciais contidos nesta página, assim como quaisquer outras informações que afetem o clima de impunidade ou justiça relativo aos crimes contra jornalistas.
23 - 12 - 2010
Ficou para 2011 a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 15, de 2010, que fixa a competência dos juízes federais para processar e julgar os crimes praticados contra jornalistas quando no exercício de sua atividade profissional, e do Projeto de Lei do Senado nº 167, de 2010, que altera o Código Penal, assegurando prioridade de julgamento em processos relacionados ao assassinato de jornalistas.


23 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

Depois de ficar foragido durante 15 anos, o ex-policial Isael dos Anjos Rosa, conhecido como Benzinho, foi preso no dia 22 de dezembro de 2010 pelo Serviço de Inteligência do 38º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Três Rios. Rosa é acusado de participação no homicídio do jornalista Aristeu Guida da Silva, dono do Jornal Gazeta de São Fidelis, ocorrido em 12 de maio de 1995, na cidade de mesmo nome localizada a 285 km da capital, Rio de Janeiro.


22 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

O ano em que o povo brasileiro elegeu uma mulher presidente - Dilma Rousseff - que prometeu, ao ser eleita, respeitar a liberdade de imprensa e de expressão, trouxe avanços nas discussões sobre o tema no Brasil. Entidades de direitos humanos e grêmios de jornalistas ainda lutam por uma lei de acesso à informação, e a sociedade assiste, incrédula, às denúncias de ameaças, agressões e assassinatos de profissionais da imprensa em rincões nem tão longínquos do país, em que os autores intelectuais e materiais dos crimes apostam na impunidade.


21 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

Na região da Tríplice Fronteira, onde os territórios do Brasil, Argentina e Paraguai são separados apenas por ruas ou pontes, nem todos os jornais e rádios conseguem denunciar a entrada e saída de contrabando de carros e mercadorias, o narcotráfico e o tráfico de armas. Neste cenário em que vigoram a corrupção e a impunidade de todos os lados, há um agravante nas cidades pequenas, em que todos os moradores praticamente se conhecem: aqueles que denunciam estes crimes são alvos de ameaças, agressões, e até mesmo da morte.


20 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

Em um ano como repórter da revista Apta para Todo Público (ATP), que circula em El Soberbio, no noroeste da região de Misiones, na Argentina, fronteira com o Brasil, a jornalista Valentina Lovell denunciou irregularidades e acumulou ameaças. Na revista mensal de distribuição gratuita em que atua também como editora, ela divulgou irregularidades praticadas por políticos, funcionários e profissionais do município e recebe avisos: “Cuidado, você pode ter o mesmo fim que Carballito”.


20 - 12 - 2010
Clarinha Glock, Brasil

O inquérito sobre o assassinato do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, ocorrido em 18 de outubro de 2010, foi concluído com o indiciamento de três pessoas pelo crime: João Francisco dos Santos, conhecido por Dão; Valdir Souza do Nascimento, e um terceiro homem que está foragido, e por isso a polícia prefere não divulgar ainda o nome. O mandado de prisão preventiva contra ele já foi expedido.


17 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

Em novembro de 2010, o jornalista Gabriel Michi, presidente do Foro de Periodismo Argentino (Fopea), participou do 1º Encontro Internacional de Jornalistas da Tríplice Fronteira, realizado em Ciudad del Este, Paraguay. Em entrevista à Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) na ocasião, ele comentou o caso do fotojornalista José Luis Cabezas, assassinado em 25 de janeiro de 1997 no balneário de Pinamar, na Argentina.


16 - 12 - 2010
MIAMI, Florida (16 de diciembre de 2010).- Hace quince años, los asesinatos de periodistas en América Latina casi siempre quedaban impunes, pero eso era antes de que la Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) empezara a hacer campaña a favor de la justicia.


9 - 12 - 2010
Fundación Knight / SIP

Con el título de “La muerte de la noticia: Muchas crónicas quedan sin publicar debido a los asesinatos de periodistas latinoamericanos”, la Fundación John S. y James L. Knight dio a conocer su “Análisis del reportero” sobre el Proyecto Contra la Impunidad de la SIP que viene patrocinando desde 1995.


8 - 12 - 2010
SIP

Las conclusiones del Foro de Editores de Diarios de la Frontera que terminó ayer en esta ciudad dejó bien en claro que los peores enemigos a los que se enfrentan los medios y periodistas en la frontera norte de México es la impunidad y la violencia generada por el crimen organizado, fenómenos que no pueden dejarse librados solo a la acción gubernamental.


7 - 12 - 2010
Clarinha Glock, URR-Brasil

Caicó, Rio Grande do Norte – Fortes indícios apontam que o autor intelectual do assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, ocorrido em 18 de outubro de 2010, ordenou o crime de dentro de um presídio.


1 - 12 - 2010
MINISTERIO PÚBLICO - FISCALÍA DE LA NACIÓN

Mediante Resolución Nº 1956-2010-MP-FN, la Fiscal de la Nación, doctora Gladys Echaíz Ramos, dispuso que la Fiscalía Superior Penal Nacional y las Fiscalías Penales Supraprovinciales de Lima conozcan, adicionalmente a sus funciones, los delitos de homicidio, asesinato, lesiones graves, secuestro y extorsión, cometidos contra periodistas en el ejercicio de sus funciones.


Error en la consulta:No database selected